Repórter News - reporternews.com.br
Cidades/Geral
Quarta - 17 de Fevereiro de 2010 às 13:50
Por: Fabiane Rewel

    Imprimir


Há cerca de trinta anos a Academia de Polícia Judiciária Civil de Mato Grosso (Acadepol) vem capacitando, treinando e formando os policiais civis do Estado. Fundada em 1978, a Acadepol já passou por inúmeras transformações no decorrer desses anos, tanto na parte estrutural quanto em qualificação. Em termos de estrutura, foram vários investimentos, dentre eles a aquisição de um prédio próprio. Localizada no bairro São João Del Rey, em Cuiabá, a Academia da Polícia Civil de Mato Grosso é considerada hoje uma das melhores do país.

No local está sendo construído um Centro de Treinamento Tático-Operacional, formado por stand de tiro; torres de treinamento com simulador para descida de helicóptero, com 15 metros de altura; casa cenográfica com 42 divisões que servirá para treinamento com método Giraldi e para finalizar será feito o urbanismo de toda a área compreendida pela Academia.

Segundo a diretora da Acadepol, delegada Beatriz Figueiredo Rabel, serão três processos licitatórios. A primeira etapa será para construção dos muros e do método Giraldi, juntamente com a terraplanagem e drenagem. Na segunda fase serão feitas as torres e a casa. E a terceira licitação consistirá em stand de tiro, urbanização, parte elétrica e aterramento de para-raio.

“Nos últimos 10 anos a Academia de Polícia ultrapassou várias barreiras, tanto estruturais quanto materiais. Um exemplo são os investimentos no laboratório de informática, setor de recursos humanos e no banco de dados”, assegurou a diretora.

A delegada disse ainda que foram homologados aproximadamente 400 processos de promoção de classe para investigadores, escrivães e delegados solicitados em 2009. Destes, 392 eram para investigadores e escrivães e 16 aos delegados de polícia. Os policiais civis fizeram 3.080 cursos do Ensino à Distância (EAD), oferecidos pelo Ministério da Justiça.

“O próprios policiais veem a necessidade dos cursos para uma melhor concretização do trabalho profissional. São cursos realizados na Acadepol e também em outros Estados, porém financiados pela Academia, além do ensino a distância. Para este ano já estão agendados 18 cursos de tiro, envolvendo 540 profissionais de todo o Estado”, concluiu.

Entre os anos de 2003 a 2009, um universo de 8.293 profissionais da segurança pública foram capacitados pela Acadepol. Compreendendo o mesmo período, foram aproximadamente 200 cursos disponibilizados pela Academia de Polícia Judiciária Civil de Mato Grosso. 






Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://reporternews.com.br/noticia/142722/visualizar/