Repórter News - reporternews.com.br
Cidades/Geral
Quarta - 10 de Fevereiro de 2010 às 21:06

    Imprimir


O Departamento Nacional de Infraestrutura e Transporte (DNIT) apresentou hoje, em audiência pública, em Cuiabá, o projeto para pavimentar 180 km da BR-242 no trecho entre Nova Ubiratã (próximo a Sorriso) até a MT-130, no eixo leste-oeste.  No total, são tem 580 km, ligando o município de Sorriso até a BR-158, no município de Ribeirão Cascalheiras, na região Araguaia. R$ 20 milhões estariam alocados para asfaltar alguns trechos. A pavimentação é reivindicada para viabilizar um novo corredor de escoamento da produção agrícola e, futuramente, a intenção é prosseguir a pavimentação da rodovia avançando nos Estados de Tocantins e Bahia, no municípios de Barreiras, Seabra e chegando ao porto em São Roque. Alguns trechos em território baiano estão sendo pavimentados.

O capitão do Exército do Batalhão de Engenharia de Brasília, Inácio de Souza, apresentou o estudo técnico, econômico e ambiental de todos os lotes que compõem o projeto da BR-242. O Exército é o responsável pela elaboração do plano de trabalho e também tem interesse em ser parceiro nas obras, segundo o capitão.

Os pequenos produtores rurais de Nova Ubiratã reivindicam um desvio de pouco mais de 40 km para que a pavimentação da BR-242 possa beneficiar a comunidade local, contribuindo assim para o desenvolvimento do município e cidades vizinhas. “Se houver a concordância sobre o desvio e a demanda tiver que ir para Brasília, o projeto terá que passar por novos trâmites, como aprovação de licença ambiental pelo Ibama, e uma nova reavaliação significa retardar todo o projeto, cujo próximo passo é a fase de licitação das obras”, explicou coordenador da Comissão de Logística da Aprosoja (Associação dos Produtores de Soja) e do Movimento Pró-Logística, Marcos da Rosa.

O presidente do DNIT, Luiz Pagot, informou, anteriormente, que o asfaltamento da 242 entre Sorriso e Araguaia poderá ser dividida em 4 lotes, mas, primeiro, tem que ser definido o traçado. Novas audiências públicas em Mato Grosso devem ser marcadas, neste semestre para avançar nas definições.






Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://reporternews.com.br/noticia/143073/visualizar/