Repórter News - reporternews.com.br
Agronegócios
Terça - 09 de Fevereiro de 2010 às 19:43

    Imprimir


Discutir as bases de um termo de cooperação técnica entre Brasil e El Salvador nas áreas de segurança alimentar, agricultura familiar e de redução da pobreza rural foi o objetivo da visita técnica do Ministério do Desenvolvimento Agrário (MDA) à capital salvadorenha na última semana. O MDA foi representado pelo secretário de Agricultura Familiar, Adoniram Sanches Peraci, e pelo chefe da Assessoria Internacional, Laudemir Müller.

Na visita, os representantes do MDA reuniram-se com o vice-ministro da Agricultura de El Salvador, Hugo Alexander Flores, e tiveram encontros com representantes de pequenos agricultores e de diversos setores agrícolas do País como de café, cana-de-açúcar, leite e algodão.

Para o secretário do MDA, muitos países estão despertando para a importância da agricultura familiar, para a necessidade de fortalecer seus sistemas locais de produção de alimentos e melhorar as condições de renda das populações rurais.

O vice-ministro da Agricultura de El Salvador destacou a visita como uma oportunidade de conhecer e aproveitar ao máximo o potencial técnico científico do Brasil. Para Flores, este intercâmbio permitirá ao seu país ampliar a visão sobre políticas públicas que têm demonstrado efetivamente a melhora da produção e da produtividade de grãos, hortaliças, o melhoramento genético do gado, entre outras atividades produtivas que contribuem para garantir a segurança alimentar por meio da inclusão dos diferentes atores sociais.

Segundo Peraci, durante a visita, o governo local e representantes do setor agrícola puderam conhecer um pouco mais sobre o funcionamento de importantes políticas brasileiras voltadas para a agricultura familiar como o Programa Nacional de Fortalecimento da Agricultura Familiar (Pronaf) e a Lei da Alimentação Escolar, entre outros.

Para ele, "Brasil e El Salvador têm semelhanças. Várias instituições públicas que podem ser fortalecidas como os agentes públicos financeiros, a escola de Assistência Técnica e Extensão Rural e uma empresa de pesquisa agrícola”, afirma.






Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://reporternews.com.br/noticia/143221/visualizar/