Repórter News - reporternews.com.br
Cidades/Geral
Terça - 09 de Fevereiro de 2010 às 03:10
Por: Joanice de Deus

    Imprimir


Mais de 8 mil famílias tiveram o pagamento do Bolsa Família cancelado no início deste mês, pelo Ministério do Desenvolvimento Social e Combate à Fome (MDS), em Mato Grosso. A medida foi tomada por falta de atualização dos dados cadastrais até 31 de outubro do ano passado.

Em Cuiabá, o corte atingiu aproximadamente 1.400 beneficiários. “As famílias beneficiadas têm o compromisso de atualizar o cadastro e não pode passar de dois anos”, informou a gerente do programa na Capital, Maria Claudete Orso.

Em todo país, conforme informações do MDS, 709.904 beneficiários tiveram o pagamento cancelado. A atualização cadastral – confirmação ou alteração das informações gerais - foi introduzida pelo Decreto nº 6.392, de 12 de março de 2008, e deve ser feita a cada 24 meses.

Claudete Orso lembrou que, em março do ano passado, o MDS bloqueou o recurso de aproximadamente cinco mil domicílios. “Desde então estamos em buscas dessas famílias. Do total, de 1.400 não tivemos notícias”, comentou. Na Capital, são 20.563 contemplados pelo programa. Entre eles, está a autônoma Joice Cristiane de Arruda, 26 anos, moradora do Grande Terceiro. Ela contou que recebe o recurso, no valor de R$ 22, há dois meses. Embora considere pouco, Joice Arruda usa o dinheiro para comprar alimentos para o filho de 4 anos. “É pouco, mas ajuda. Dá para comprar leite, bolacha”, resumiu.

De acordo com informações do site do MDS, no ano passado, 3,4 milhões de famílias precisavam renovar as informações no Cadastro Único, base de dados dos programas sociais do governo federal. Com o trabalho realizado até 31 de outubro pelos gestores municipais do Bolsa Família, restaram 975.601 domicílios, que tiveram os benefícios bloqueados em novembro.

Segundo o MDS, o bloqueio significa que, embora o recurso do Bolsa Família seja depositado na conta do beneficiário, só pode ser retirado assim que for cumprida a contrapartida da família, neste caso, a atualização dos dados cadastrais. “Após o bloqueio dos benefícios, mais 265 mil famílias procuraram as prefeituras para atualizar os dados. Aqueles que não o fizeram – 709.904 – tiveram seu benefício cancelado”, informou.

O processo de revisão cadastral é realizado em parceria com os municípios e funciona como importante mecanismo para melhorar a focalização do Bolsa Família. Para garantir o recebimento do dinheiro, as famílias precisam manter os filhos na escola, a agenda de saúde em dia e atualizar seus dados, como renda, endereço e escola dos filhos, pelo menos a cada dois anos.






Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://reporternews.com.br/noticia/143322/visualizar/