Repórter News - reporternews.com.br
Cidades/Geral
Segunda - 08 de Fevereiro de 2010 às 00:01
Por: Danielle Cunha

    Imprimir


Marcos Vergueiro
Vice-governador Silval Barbosa faz entrega de maquinários para prefeituras de Porto Estrela
Vice-governador Silval Barbosa faz entrega de maquinários para prefeituras de Porto Estrela

Mais cinco cidades que passam pelos mesmos problemas quando se trata de escoamento da produção, estradas vicinais, transporte e pequenos produtores, receberam, neste domingo (07.02), a visita do vice-governador do Estado, Silval Barbosa e comitiva. Na ocasião os prefeitos receberam as chaves do maquinário do programa ‘Mato Grosso 100% Equipado” e assinaram um termo de recebimento e responsabilidade sobre os equpamentos.

Em Tangará da Serra ( 240 Km a Noroeste de Cuiabá) , mesmo debaixo de chuva a tão sonhada entrega dos veículos foi realizada na presença de autoridades do município que há tempos esperam por mais esse investimento do Estado, considerado o maior e mais arrojado programa da história de Mato Grosso.

O comerciante Brasilino Ribeiro de Souza, que mora na cidade há oito anos disse que a partir de agora muita coisa vai mudar pra melhor. “Sempre acreditamos que as melhorias iriam acontecer porque este governo sempre fez ações pelo bem do Estado”. A aquisição das máquinas tem sido considerada como um programa de justiça social, que, além de beneficiar a produção de cada localidade, vai proporcionar o ir e vir da população que sofre com as estradas de terra, onde patrulhas, ambulâncias e ônibus escolares poderão trafegar sem maiores dificuldades.

De acordo com o prefeito José Jaconias a parceria entre governo e município vai continuar. Ele elencou as inúmeras ações e investimentos desenvolvidos em conjunto, como a Unidade Mista de Saúde, bem como seus equipamentos, centro de hemodiálise, reforma em todas as escolas, quadras cobertas, duplicação de avenidas, entre outros feitos.

Silval Barbosa, por sua vez lembrou que os prefeitos dos 141 municípios estavam desacreditados quanto à aquisição dos maquinários. “A satisfação de cada prefeito não é maior que a nossa por fazer um programa tão grandioso quanto este, que é livre de siglas partidárias, onde o interesse maior é o bem-estar da população que vai poder produzir. Tenho orgulho de ver o nosso Estado pujante. É por isso que estamos trabalhando pautados pelas prioridades”, afirmou.

Por onde a caravana do Governo do Estado passava era recebida com fogos e muita festa. Prova disso foi a recepção calorosa de Nova Olímpia, uma cidade onde grande parte da população é rural e que agora conta com dois caminhões, uma pá carregadeira hidráulica e uma moto-niveladora, que vai atender as necessidades das famílias e dos pequenos produtores.

Para o prefeito do município, Francisco de Medeiros, o governo estadual tem olhado para os municípios atendendo as reivindicações para trazer desenvolvimento.

A comemoração com a chegada da caravana também se deu na cidade de Denise, que tem sofrido neste período chuvoso justamente pelo grande número de estradas vicinais e falta de malha viária adequada para o transporte da produção. “São cerca de 500 Km de estradas em condições ruins e os equipamentos estão sucateados. Esse maquinário chega à Denise como um pedido de socorro”, disse o prefeito José Roberto Torres.

Segundo o presidente da Câmara Municipal de Vereadores, Elso Fábio, há 28 anos o município espera por esses equipamentos. “Essa é uma vitória para todos nós, que sempre confiamos nas ações do governo.”

Depois, foi a vez de Barra do Bugres receber a visita da comitiva, classificada por muitas autoridades como uma ação interiorizada, livre de siglas partidárias.

Para o prefeito Wilson Francelino essa parceria visa à qualidade de vida, principalmente para aqueles que moram na zona rural. O funcionário público Dejalma Sena Melo ressaltou a preocupação do Executivo Estadual em atender todos os municípios de Mato Grosso de forma igualitária por meio de um programa muito bem planejado. “Existe muito serviço a ser feito. A primeira contrapartida deveria ser com os assentamentos, mas tenho certeza que com essas máquinas as bem-feitorias serão de grande valia”, enfatizou.

No último município visitado nesta segunda etapa, Porto Estrela (198 km a Noroeste da Capital) , os moradores aguardavam ansiosos a comitiva. A cidade tem em sua maioria uma população carente e que depende grande parte da produção rural como forma de subsistência e desenvolvimento. São poucos e velhos os equipamentos, além de todas as vias de acesso ao município serem estradas vicinais.

O prefeito Benedito de Oliveira confessou ter ficado preocupado quando tomou posse porque, segundo ele, 100% da malha viária é de estrada de terra, o que dificulta o trajeto a outros municípios e comunidades vizinhas. “Esses veículos vem ao encontro com a nossa necessidade. Agora será um Porto Estrela antes e depois dessa entrega”, falou.

O vice-governador enfatizou que esta é a forma de administração do atual governo: honrar os compromissos. “A demanda é grande em todas as áreas, mas independentemente disso, queremos ser parceiros de Porto Estrela e garantir mais dignidade á essa população”, disse Silval.

Ao fazer o balanço do dia, referente às visitas nestes cinco municípios, Silval considerou como positiva cada passagem nas cidades pela satisfação da população e pela sensação de grande realização, já que com esse programa todos só irão ganhar. “O governo pretende atingir o objetivo comum da coletividade independentemente da cidade ou sigla partidária”.

A comitiva estadual aproveitou as visitas nestes municípios e visitou o Sindicato Rural e a feira do produtor em Tangará da Serra, entregou a quadra poliesportiva da Escola Estadual 07 de Setembro, em Assari, no distrito de Barra do Bugres e inaugurou a Escola Estadual Dep. Hitler Sansão.

Integraram a comitiva que acompanhou o vice-governador Silval Barbosa, o secretário de Estado de Esducação Ságuas Moraes, o presidente da Assembleia Legislativa, deputado estadual José Riva, os deputados estaduais Wagner Ramos e Ademir Brunetto e os deputados federais Welington Fagundes e Homero Pereira.






Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://reporternews.com.br/noticia/143461/visualizar/