Publicidade
Repórter News - reporternews.com.br
Cidades/Geral
Sexta - 05 de Fevereiro de 2010 às 16:14
Por: Sergio Guimarães

    Imprimir


Iniciou nesta segunda-feira (1) o curso de qualificação profissional em capatazia rural no município de São José do Rio Claro. O treinamento faz parte do projeto Parceria Rural Pecuária, do Governo do Estado, que, em cinco anos, capacitou mais de 2.000 trabalhadores rurais de todo o Estado, em cursos de vaqueiro e doma racional.

Foram oferecidas 19 vagas para o curso, que visa suprir a carência de mão-de-obra qualificada no setor da pecuária. Os alunos aprenderão como organizar uma propriedade e suas instalações, rebanho, tropa e pessoal, de acordo com a atividade de cria, recria ou engorda. Tos os participantes sairão capacitados a assumirem cargos de liderança nas propriedades que vierem a trabalhar, com ênfase na organização do setor produtivo visando à parte econômica que as envolvem.

As aulas estão sendo ministradas em dois locais: a parte teórica no Telecentro, na zona urbana da cidade, e a parte prática, em uma propriedade rural, ambas pelo instrutor Junior Lattanzi, presidente da Associação de Criadores de Nelore de Mato Grosso (ACNMT). A iniciativa é da Secretaria Estadual de Trabalho, Emprego, Cidadania e Assistência Social (Setecs) e, da Secretaria Municipal de Promoção e Assistência Social (Sepas)
 
A pecuária fortalece a economia do estado e já foi o tempo em que às atividades no campo não exigiam mão-de-obra qualificada. “Devemos preparar trabalhadores para a lida com o gado e para as demais atividades do campo, garantindo assim produtividade e mais oportunidades no mercado de trabalho”, afirmou Lattanzi. Conforme a secretária da Sepas, Raquel Briante, “Preparar trabalhadores para diversas atividades no campo garante a produtividade e abre mais oportunidades no mercado de trabalho”.

No ano de 2010 serão ministrados em São José, mais cursos na área de qualificação profissional, inclusive, alguns estão em andamento, como é o caso dos cursos de capatazia e bordado em chinelo, este ultimo esta acontecendo na Casa do Artesão. A procura da população por curso de qualificação tem sido grande, gerando até mesmo lista de espera pelas vagas. “Está para iniciar os cursos de corte e costura e de pintura em tecido, que serão ministrados, também, na Casa do Artesão”. Confirmou Briante.






Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://reporternews.com.br/noticia/143532/visualizar/