Repórter News - reporternews.com.br
Cidades/Geral
Quarta - 03 de Fevereiro de 2010 às 17:04
Por: Anderson Pinho

    Imprimir


A partir da próxima semana, o Hospital e Pronto-socorro Municipal de Várzea Grande (HPSMVG) terá condições de aumentar de 23 para 40 o número de cirurgias diárias realizadas pela instituição. Isso será possível graças à climatização total dos cinco centros-cirúrgicos da instituição, que recebeu nesta terça-feira (2) equipamentos elétricos novos, de melhor rendimento e baixo consumo. A Cemat, por intermédio do seu Programa de Eficiência Energética (PEE), repassou ao HPSMVG 43 refrigeradores de ar, 583 lâmpadas fluorescentes tubulares, 46 sensores de presença, 99 ventiladores de teto e 24 refrigeradores. A medida leva mais conforto, produtividade e tranqüilidade a funcionários e pacientes daquela unidade de saúde.

A entrega oficial dos equipamentos foi feita pelo assessor da Presidência da Cemat, Hélio Tito Simões, ao prefeito em exercício de Várzea Grande, Sebastião Gonçalves, o “Tião da Zaeli”. Do ato também participaram o gerente do Departamento de Grandes Clientes, Denício Quirino Rego; o coordenador de Eficiência Energética da Cemat, Milton de Souza Ochiuto; o presidente do Departamento de Água e Esgoto (DAE) e secretário municipal de Comunicação, Jeverson Missias; e o diretor administrativo e financeiro do HPSMVG, João Santana Botelho, além de funcionários do município e vereadores. A instalação dos equipamentos elétricos começou nesta quarta-feira e vai contemplar todos os setores do pronto-socorro.

“O objetivo do programa é auxiliar instituições e entidades a compatibilizarem o consumo de energia com o orçamento. Como conseqüência do uso de equipamentos novos, a entidade consegue diminuir o consumo, aliviar o fluxo de caixa e reduzir os custos com a manutenção dos equipamentos. Outra contribuição é o ganho ambiental, uma vez que os equipamentos recolhidos terão uma destinação correta”, afirmou Hélio Tito. Na análise do prefeito municipal, os equipamentos darão fôlego ao caixa do município canalizando investimentos para outras áreas importantes do hospital. “Poderemos investir na melhoria do atendimento e na troca de macas, cadeiras e colchões, além de outros instrumentos que o HPSMVG necessita para atender os pacientes”, destacou Tião da Zaeli.

Segundo a direção do pronto-socorro, em várias situações o gasto com manutenção tornou-se inviável. “A gente tinha aparelho de ar-condicionado velho funcionando mal. O equipamento era enviado para orçamento e o valor da manutenção ficava mais caro que o próprio aparelho”, revelou João Botelho. De acordo com ele, somente no ano passado 23 mil pessoas foram atendidas no pico dos casos de dengue registrados no município. Além de ser a principal unidade de saúde em Várzea Grande, o HPSMVG atende pacientes de 45 municípios do Estado, e também da Bolívia.

“Quando a concessionária de energia investe em seu programa de eficiência energética, ela está investindo no social, já que os pacientes são os principais beneficiados com programa. Criando um clima de conforto e segurança dentro da unidade, temos condições de humanizar o atendimento e as relações profissionais”, destacou o diretor administrativo e financeiro.

Jonas da Silva Arruda, por exemplo, é enfermeiro experiente do HPSMVG. Ele acredita que um ambiente confortável de trabalho é sinônimo de profissional mais produtivo. “A qualidade do trabalho é melhor e o atendimento ao paciente é mais eficiente. Portanto, todos ganham com um ambiente bem refrigerado, já que sofremos com o forte calor durante o verão. Lidamos com a saúde das pessoas e precisamos estar bem para darmos o melhor de nós”, destacou ele.

O próximo passo após a substituição dos equipamentos antigos pelos novos será a implantação de uma política de racionalização no consumo de energia com o objetivo de sensibilizar os funcionários no sentido de evitar o desperdício de energia.






Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://reporternews.com.br/noticia/143769/visualizar/