Repórter News - reporternews.com.br
Policia MT
Quinta - 28 de Janeiro de 2010 às 08:28

    Imprimir


O Departamento Penitenciário Nacional (Depen) encaminhará em breve 33 presos de outras unidades prisionais do país para Mato Grosso. Os recambiados respondem a processo judicial em varas mato-grossenses e serão transferidos para facilitar os trâmites. A medida faz parte da Operação Retorno, realizada pelo Ministério da Justiça em todo o Brasil. A maioria dos detentos que chegarão ao Estado, 14, está aguardando julgamento em Goiás.

Reeducandos que estão em presídios e cadeias de Mato Grosso também serão destinados para os locais de origem dos processos. Cinquenta e três deixarão as carceragens do Estado durante a operação, segundo a Secretaria de Justiça e Segurança Pública (Sejusp). Trinta deles serão encaminhados para municípios de São Paulo.

A Sejusp afirma que não serão transferidos nessa operação presos de alta periculosidade ou que estavam em Regime Disciplinar Diferenciado (RDD)- nesse caso para deixar a modalidade é necessária uma autorização judicial específica que ateste o fim dos riscos oferecidos pelo detento. Com as mudanças, o Estado terá a liberação de 20 vagas, número que pode representar uma redução ínfima na superlotação das unidades.

Os demais reeducandos que virão para Mato Grosso estão em Rondônia (8), Maranhão (2), Santa Catarina (2), São Paulo (2), Minas Gerais (1), Paraná (3) e Pará (1). No país todo, 1,4 mil presos serão recambiados.

A transferência mais recente e polêmica para Mato Grosso foi a dos pistoleiros Célio Alves de Souza e Hércules Araújo Agostinho. Eles saíram do RDD, regime a que foram submetidos enquanto na Penitenciária Federal de Campo Grande (MS), e, então conseguiram autorização judicial para o retorno à Penitenciária Central do Estado, onde estão desde sexta-feira passada. Os dois são considerados de extremo perigo e são acusados de trabalhar para João Arcanjo Ribeiro. (KR)






Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://reporternews.com.br/noticia/144543/visualizar/