Repórter News - reporternews.com.br
Cidades/Geral
Segunda - 18 de Janeiro de 2010 às 16:57
Por: Meire Zanelato

    Imprimir


Marcos Negrini/Setecs-MT
Curso de vaqueiro será um dos treinamentos do Parceria Rural Pecuária em 2010
Curso de vaqueiro será um dos treinamentos do Parceria Rural Pecuária em 2010

Prefeituras de municípios que tem na pecuária de corte ou de leite uma das bases de sua economia podem se animar e começar 2010 preparando a sua mão-de-obra. O projeto Parceria Rural Pecuária da Secretaria de Estado de Trabalho, Emprego, Cidadania e Assistência Social (Setecs) que, desde 2003 já qualificou cerca de dois mil trabalhadores do campo, disponibiliza, às prefeituras interessadas, dez cursos de vaqueiro, dez de doma racional e dois de capatazia rural a serem realizados ao longo de 2010.

Serão vinte vagas em cada uma das turmas que possibilitarão a qualificarão de 440 pessoas. A coordenadora do projeto, a veterinária Celina Palhari, informa que as prefeituras devem enviar um ofício à Setecs para conseguir um ou mais cursos, que este ano serão desenvolvidos em parceria com a Federação da Agricultura de Mato Grosso (Famato).

“Estamos aguardando os municípios nos solicitarem os cursos que desejam  para organizar o cronograma de 2010. Nossa expectativa é que uma vez recebidos os ofícios, as aulas já comecem em fevereiro”, planeja Celina.

Em 2009, 436 pessoas foram qualificadas por meio do projeto, sendo 238 nos 14 cursos de vaqueiro, realizados em Peixoto de Azevedo (2), Alta Floresta, Nova Canaã, Colíder, Cotriguaçu, Castanheira, Nova Guarita, Terra Nova do Norte, Barra do Bugres, Marcelândia, Tabaporã, Nobres e Rosário Oeste.

Foram treinados138 trabalhadores nos cursos de doma racional em Nova Canaã, Colíder, Nova Bnadeirantes, Cotriguaçu, Sinop, Cáceres, Nova Monte Verde, Peixoto de Azevedo e Nova Mutum. E nos cursos de capatazia, que incluem noções de administração da fazenda, ministrados em Cuiabá, Jangada e Sorriso foram treinados 60 trabalhadores.

CURSOS TEÓRICOS E PRÁTICOS

Nas 88 horas do treinamento de vaqueiro, um dos mais procurados, os alunos aprendem os procedimentos de cria, recria e engorda do rebanho bovino, com informações sobre nutrição e reprodução do gado. As principais doenças que acometem o gado e as formas de tratamento, incluindo a aplicação de medicamentos, também são abordadas. Uma parte interessante e útil do curso de vaqueiro é o aprendizado do processo de curtimento do couro. “É bom para que os alunos possam fazer o aproveitamento do couro com o preparo de materiais que usarão no dia-a-dia e economizem o dinheiro da compra desses equipamentos”, observa a coordenadora.

No curso de doma racional as aulas são todas práticas e os estudantes aprendem as principais técnicas de doma sem o uso de violência. O método surgiu para mudar velhas práticas menos eficazes desses profissionais, que hoje adquirem melhores resultados nos trabalhos do campo.

No treinamento, com duração de quatro dias, são usados instrumentos como cordas, lonas e freios com o intuito de domar os animais com técnica e sem machucá-los. “Os peões aprendem desde a acalmar um animal até a ensinar o trabalho do campo ao bicho depois de domado”, explica Celina.






Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://reporternews.com.br/noticia/145620/visualizar/