Repórter News - reporternews.com.br
Agronegócios
Quinta - 27 de Junho de 2013 às 14:47

    Imprimir


Durante audiência pública realizada nesta quinta-feira (27.06), na Comissão de Agricultura e Reforma Agrária (CRA) do Senado, para avaliar as linhas de crédito para a agricultura e principais proposições para o Plano Safra 2013/2014, o mato-grossense Blairo Maggi, entre vários questionamentos, sugeriu ao vice-presidente de Agronegócio e Micro e Pequenas Empresas do Banco do Brasil, Osmar Dias a criação na web de um rito de licenciamento a fim de facilitar a liberação ambiental para construção de armazéns.
 
 
 
“Temos que criar ferramentas capazes de facilitar o licenciamento ambiental porque, hoje, o produtor está na fazenda há 60 dias esperando o fiscal ir lá para ele começar a construir. A partir do rito de licenciamento na web, o produtor poderá ser punido da mesma forma se não estiver cumprindo as determinações porque um fiscal irá percorrer as propriedades que construírem os armazéns”, disse Maggi.
 
 
 
Osmar Dias garantiu ao senador que levará a questão para análise. “Irei conversar com a ministra de Meio Ambiente sobre essa possibilidade porque de fato não havíamos pensado nisso”. 
 
 
 
A audiência foi marcada para discutir as atuais linhas de crédito disponíveis para a agricultura e o Plano Safra 2013/2014, que permitirá financiamentos para a construção de armazéns.  
 
 
 
“Nunca vi algo parecido com o que o Banco do Brasil está fazendo, financiar construção de armazéns a uma taxa de juros tão baixa, de 3,5% ao ano, com três anos de carência para começar a pagar e mais 15 anos para saldar a dívida. Isso dá ao produtor médio, e principalmente à agricultura familiar, a oportunidade de construir armazém e baratear custos. Muitos não sabem, mas o custo do frete fica muito alto em tempo de safra, motivado pelo aumento da demanda. Com a possibilidade de estocar grãos, o produtor pode se organizar para escoar ao longo do ano, e não só no período de safra", comemorou.
 
 
 
Na oportunidade, Maggi criticou a dificuldade que o Banco do Brasil está tendo em repassar recursos do FCO. “Estive com o ministro de Integração Nacional, Fernando Bezerra, e ele não sabia que o BB não tem conseguido repassar esse recurso e isso não pode acontecer, é um absurdo”, relatou.





Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://reporternews.com.br/noticia/16196/visualizar/