Repórter News - reporternews.com.br
Politica MT
Terça - 25 de Junho de 2013 às 23:16
Por: Julia Munhoz

    Imprimir


O resultado das eleições suplementares em Juara deve ser divulgado até às 20h do dia 7 de julho. O Tribunal Superior Eleitoral (TSE) disponibilizará sete equipamentos para transmissão de dados via satélite. O pedido foi feito pelo presidente do Tribunal Regional Eleitoral de Mato Grosso (TRE-MT), desembargador Juvenal Pereira, diretamente à presidente do TSE, ministra Carmem Lúcia.

Conforme dados da assessoria do TRE, Juara possui 21 locais de votação, com aproximadamente 22 mil quilômetros quadrados de extensão. Um deles fica na aldeia Rikbaktsa, onde votam 129 indígenas, a 300 quilômetros da área urbana do município. O acesso se dá por estradas de terra e barco, o que acarretaria em considerável atraso na totalização dos votos.

Outro local de votação de difícil acesso é a gleba Japuranã, a 180 quilômetros da sede do município. Há ainda o distrito de Paranorte, a 145 quilômetros, cujos acessos também se dão por estradas sem asfaltamento e pontes de madeira. 

Os equipamentos serão operados por técnicos do próprio TRE. Sem eles, após as 17h, quando é encerrada a votação, a Justiça Eleitoral precisaria percorrer longas distâncias em estradas não asfaltadas, ou por meio de barco, para levar o boletim de urna até a sede da zona eleitoral. Dificilmente o resultado da eleição seria divulgado na mesma noite.






Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://reporternews.com.br/noticia/16356/visualizar/