Repórter News - reporternews.com.br
Politica MT
Quinta - 19 de Dezembro de 2013 às 20:56

    Imprimir


Várzea Grande foi escolhida pela Secretaria de Estado de Trabalho e Assistência Social (Setas) para ser o ponto de encontro de discussões da política socioassistencial para 2014.


 
Nesta manhã (19), no bloco C do Centro Universitário Univag, no Cristo Rei, a primeira-dama do Município, Jaqueline Beber Guimarães, o vice-prefeito Wilton Coelho e o secretário de Assistência Social, Sílvio Fidelis, foram os anfitriões do evento realizado pela primeira-dama do Estado, Roseli Barbosa, que apontou necessidades e soluções para o segmento em 11 cidades no entorno da Capital.


 
Nos últimos seis meses, os técnicos da Setas visitaram todos os municípios do Estado para conhecer a realidade dos serviços de assistência social em cada cidade e assim traçar um diagnóstico da realidade e apresentar em conjunto com esses gestores visitados, soluções para serem executadas no próximo ano e possam ampliar, respeitando as demandas específicas de cada localidade, o Sistema Único de Assistência Social (Suas), um sistema público que organiza, de forma descentralizada, os serviços socioassistenciais no Brasil.


 
O secretário adjunto da Setas, Gean Estevan, explicou que Várzea Grande foi escolhida para ser o polo dessas discussões para as 11 cidades que estão no entorno de Cuiabá. “Fechamos esse monitoramento dos 141 municípios do Estado e estamos aqui apresentando os resultados. Diagnosticamos a situação da rede e elencamos juntos com os gestores municipais as prioridades para 2014. Tudo dentro do ponto de vista orientativo e pedagógico”. Cada cidade terá suas diferenças culturais e sociais respeitadas nesse monitoramento.


 
Dentro das constatações, Estevan reforça que foram observadas a proteção básica, a proteção especial e os entraves de gestão. “Tudo isso foi mostrado na parte da manhã e nesta tarde faremos uma espécie de workshop para aperfeiçoar questões operacionais junto ao Suas e até de cunho individual para cada cidade”.


 
VÁRZEA GRANDE – O secretário de Assistência Social, Silvio Fidelis, abriu os trabalhos dando boas-vindas aos presentes e reforçou que o monitoramento feito pela Setas será essencial para o exercício 2014. O titular, que tomou posse em outubro, destaca que com esse diagnóstico será possível ampliar e melhorar a política social da cidade. “Fizemos muito nesse ano, vamos fechando o ano com uma série de realizações, eventos, atendimentos e a sensação é de dever cumprido”.


 
Ele lembrou da extensa programação que a secretaria está desenvolvendo nos últimos 15 dias, especialmente, junto aos Centros de Referência em Assistência Social (Cras). “Estamos envolvendo as famílias, seja no dia-a-dia do atendimento como também em momentos de descontração como esses que estamos provendo nos pólos da cidade”.


 
A primeira-dama e secretária de Saúde de Várzea Grande, Jaqueline Beber Guimarães, disse que estava honrada por ter a cidade como sede desse evento e que a opção da primeira-dama do Estado, Roseli Barbosa, só reforça o entendimento local de que a cidade prospera e está em pleno desenvolvimento. “Temos muito a oferecer e muito para evoluir dentro da política social. Temos uma boa parceria com o governo do Estado e vamos alavancar as ações de cunho socioassistencial, especialmente, junto às famílias várzea-grandenses”.


 
Representando o prefeito Walace Guimarães, o vice, Wilton Coelho, lembrou que o ano de 2013 foi muito difícil, já que foi o primeiro para as novas gestões municipais. “Somente a partir de 2014 é que teremos um plano de ação 100% desenvolvido e executado pelas novas equipes e com o apoio do governo do Estado, e agora diante desse diagnóstico sócio assistencial, vamos ter condições de realizar um trabalho ainda melhor no próximo ano”.


 
A primeira-dama do Estado, Roseli Barbosa, parabenizou a gestão do prefeito Walace Guimarães por ter escolhido o professor Sílvio Fidelis para a pasta. “Várzea Grande está de parabéns por essa escolha”.


 
Em relação ao monitoramento, a primeira-dama fez questão de dizer que todo o trabalho a campo não tem caráter punitivo e ou de descredenciamento junto ao Suas, o que faria o município perder recursos federais. “Trabalhamos para fortalecer nossa política social”.


 
Ela lembrou que em 2013 foi possível atender antigas reivindicações dos gestores, como por exemplo, maior estrutura de trabalho aos Cras e Creas. “Entregamos recentemente veículos para essas unidades em todo o Estado e levamos o Panela Cheia para todas as cidades”.


 
Depois da abertura dos trabalhos, os presentes assistiram às apresentações de poesia, dança de salão e do coral de crianças da cidade, o Cantares, que entre canções, executou “True Colors”, interpretada em inglês por elas.





Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://reporternews.com.br/noticia/1741/visualizar/