Repórter News - reporternews.com.br
Agronegócios
Segunda - 03 de Junho de 2013 às 09:50

    Imprimir


Cerca de 300 famílias da comunidade Formigueiro em Várzea Grande estão há um passo da realização do grande sonho coletivo que as perseguem há mais de 20 anos: a posse definitiva de seus terrenos. É que, por meio do apoio do primeiro-secretário da Assembleia Legislativa, deputado Mauro Savi (PR), a documentação para a regularização fundiária de toda a comunidade já foi encaminhada aos órgãos competentes, como o Instituto de Terras de Mato Grosso (Intermat).


 
Uma comitiva de representantes da comunidade foi recebida pelo próprio deputado Mauro Savi, nessa terça-feira (28). Na ocasião, os comunitários que objetivavam agradecer ao parlamentar pelo empenho de já ter conseguido várias conquistas para o Formigueiro, acabaram sendo surpreendidos com mais uma ação de Mauro Savi. Como o deputado já havia feito compromisso de ajudar na criação de pelo menos 18 tanques para o cultivo da piscicultura, Savi anunciou durante o encontro que doará cinco mil alevinos para cada tanque construído.


 
“Aqui, portanto, o deputado Mauro Savi está nos auxiliando com as licenças para construirmos os tanques, a perfuração dos tanques e agora, por último, os alevinos, que ninguém esperava e também não sabíamos como iríamos fazer para conseguir esses alevinos, isso superou nossas expectativas, é uma benção para todos nós”, comemorou a presidente da Associação dos Pequenos Produtores da Comunidade do Formigueiro, Maria da Graça Ferreira, a Gracinha.


 
Especialmente quanto aos tanques para piscicultura, em no máximo 60 dias toda a documentação estará protocolada na Secretaria de Estado de Meio Ambiente (Sema). 


 
“Não é do dia para a noite que se resolve todo esse processo de liberação, mas acreditamos que num prazo de um ano e meio todos eles fiquem prontos, pois ainda vamos pegar períodos chuvosos pela frente e problemas com equipamentos, que sempre ocorrem. Então a nossa proposta é que em no máximo dois anos e meio já seja retirada a primeira leva de peixes para ser comercializada”, apontou a engenheira agrônoma Claudineide Siqueira, responsável pelos estudos de viabilidade técnica para a instalação dos tanques.


 
A regularização fundiária, além de ser o principal sonho da comunidade do Formigueiro, vinha sendo considerada quase impossível pelas centenas de famílias produtoras daquela região, já que há registros de casos que já duram mais de 12 anos na Justiça. “Tudo o que nós pedimos aqui para o deputado Mauro Savi nós fomos atendidos. Essa documentação está toda encaminhada por meio da assessoria que o deputado colocou à nossa disposição, agora é só aguardar mais um pouco, que o nosso tão sonhado título de posse vai sair, se Deus quiser”, declarou Grancinha.


 
Mauro Savi, após ouvir os agradecimentos dos pequenos produtores, fez questão de frisar que sua prioridade é “respeitar o ser humano independente de questões políticas, pois é para isso que fomos eleitos e podem contar comigo sempre”. Ele agradeceu a confiança que as famílias do Formigueiro depositaram em seu trabalho parlamentar.


 
“O que ele está fazendo lá por nós, Deus vai dar a ele uma grande recompensa, nossas coisas lá no Formigueiro já foram bem pra frente”, disse a dona Arlete Paula Ferreira, de 75 anos e há 30 moradora da comunidade do Formigueiro.


 
Para Gleice Del Corso, que é professora voluntária no Formigueiro, a participação do deputado Mauro Savi no dia a dia da comunidade, ajudando a resolver os problemas dos pequenos produtores, é um divisor de águas. “As pessoas lá aprenderam a acreditar no deputado Mauro Savi, pois os políticos que até então passaram por lá, prometeram e não cumpriram suas promessas e já pudemos observar que o trabalho do deputado é sério e de respeito, nós podemos dizer que no Formigueiro há o antes do Mauro Savi e o agora, com Mauro Savi”.


 
Foi por intervenção de Savi que a comunidade do Formigueiro já recebeu também benefícios como uma bomba d’água e uma caixa d’água de 20 mil litros, o que resolveu outro antigo problema da comunidade que era a falta d’água.





Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://reporternews.com.br/noticia/18303/visualizar/