Repórter News - reporternews.com.br
Cidades/Geral
Sexta - 24 de Maio de 2013 às 16:07
Por: Catarine Piccioni

    Imprimir


O Ministério Público Federal (MPF) em Mato Grosso instaurou inquéritos civis públicos para acompanhar e apurar dificuldades enfrentadas pela população na terra indígena xavante Marãiwatsédé, no nordeste do estado.

 
 
Em portaria referente a um dos inquéritos, o órgão informou que pretende “apurar dificuldades de abastecimento de água na terra indígena”, a partir de procedimento administrativo que vinha sendo conduzido desde o ano passado.

 
 
Conforme outra portaria, inquérito foi instaurado para “acompanhar a ocorrência de desnutrição de crianças indígenas de Marãiwatsédé, em Alto Boa Vista”. O caso já estava sendo abordado pelo MPF em procedimento administrativo desde 2007. 
 
 

Os dois inquéritos foram instaurados no último dia 16 pelo procurador da República Lucas Aguilar Sette, que considerou haver necessidade de mais informações e maior prazo, além da complexidade dos casos. 

 
 
No final de janeiro, terminou oficialmente a retirada de não índios da área considerada pela Justiça Federal como sendo a terra indígena Marãiwatsédé. 

 
 
A operação de remoção das famílias de posseiros que ocupavam a área desde 1992 começou em dezembro e foi marcada por conflito com policiais e diversos episódios de tensão.





Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://reporternews.com.br/noticia/19144/visualizar/