Repórter News - reporternews.com.br
Policia MT
Terça - 17 de Dezembro de 2013 às 16:22

    Imprimir


Quatorze crianças que estavam acolhidas no Lar Maria das Graças, no município de Primavera do Leste (região Sul), foram restituídas aos pais ou responsáveis, após as audiências concentradas realizadas pelo juiz da Primeira Vara da Comarca de Poxoréu e Primavera do Leste, Érico de Almeida Duarte. Ao todo, 24 crianças e adolescentes estavam abrigadas. Com a volta de 14 delas para suas respectivas famílias, dez ainda permanecem na instituição. Todas estão com o processo em trâmite, muitos em fase de recurso, e por isso não estão aptas para adoção.


 
"Considero que o resultado foi muito positivo. A maioria dessas crianças está de passagem pela instituição, temos que fazer todo o esforço necessário para devolvê-las às suas famílias, para que possam retomar suas vidas. Nos casos em que esse retorno não é possível temos que buscar a celeridade também, para que esses meninos e meninas possam ser adotados", ressalta o magistrado.


 
De acordo com ele, o sucesso do trabalho é resultado de uma parceria entre a equipe do Poder Judiciário, assistentes sociais, psicólogos do Cras/Creas, Lar Maria das Graças, além da atuação diligente do Ministério Público do Estado, Defensoria Pública e Conselho Tutelar.


 
O magistrado explica que as audiências foram realizadas também na Comarca de Poxoréu, com as crianças e adolescentes que estão abrigadas na Casa de Passagem Recanto das Crianças. "Apesar dos esforços, no sentido de localizar os familiares dessas crianças, não tivemos resultados positivos. Ou não foram localizados ou não tinham condições de receber essas crianças. Nesses casos elas permanecem na instituição".


 
Além das audiências, nos dias 12 (Poxoréu) e 13 (Primavera do Leste), as crianças e adolescentes que permaneceram acolhidas à procura de parentes receberam a visita do juiz e sua equipe de gabinete para uma confraternização de fim de ano. As crianças ganharam bolo, salgadinhos, sucos e presentes. "Foi um momento muito especial e gratificante. Todos ficaram muito satisfeitos com a iniciativa".


 
No próximo ano, as audiências concentradas serão novamente realizadas, semestralmente, sendo que já se estudam novas datas comemorativas a serem desenvolvidas com as crianças acolhidas





Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://reporternews.com.br/noticia/1930/visualizar/