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Cidades/Geral
Domingo - 15 de Dezembro de 2013 às 18:28
Por: YURI RAMIRES

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No comércio, final de ano é sempre igual. Milhares de pessoas saem à caça de presentes e lembranças, os espaços ficam lotados e é quase impossível ficar longe do empurra-empurra ou receber uma pisada no pé. O período quente para o comércio pode ser desgastante para os consumidores. 

Especialistas em etiqueta ressaltam que antes de tudo, há uma série de regras de convívio que devem ser lembradas, sobretudo, seguidas. 

Ana Camilla Spinelli, consultora de imagem e comportamento, explica que nessa época, as pessoas já devem estar cientes de que o movimento é maior e por isso, deixar as compras para a última hora não é uma boa saída. 

Por isso, a consultora orienta sair às compras mais cedo, fora do horário de pico, como na parte da manhã e depois das 20h. Sair de casa sem paciência, não é um bom sinal. Segundo Ana, a pessoa já fica na defensiva e por qualquer motivo acaba "saindo da linha" e perdendo a razão. Para quem quer evitar esse tipo de constrangimento, ela lembra que as compras pela internet são uma ótima opção. 

Se a busca for acontecer na véspera da festa, Ana ressalta que a tendência é encontrar lojas lotadas, por isso, é importante saber que os vendedores estão fazendo o possível para atender todos. 

Mas, segundo ela, as lojas também devem oferecer aos clientes uma equipe capacitada para atender a demanda que irá comprar nos últimos minutos. "Não adianta fazer cara feia, chamar a atenção dos vendedores. Agir com educação é a saída”, assegura a consultora. Por fim, Ana explica que caso algo não saia como desejado, pedir desculpa sempre é a melhor saída. 

Para evitar essas situações, a dentista Adriana Cristina, começa a comprar os presentes de natal meses antes. “É mais tranquilo para olhar as mercadorias, não há impaciência da parte dos clientes nem dos vendedores”, explica. 

A atitude é motivo de risadas na família, a dentista conta que é chamada de desesperada. “Me perguntam se eu nasci com 7 meses”, ri ao lembrar. Por isso, ela não esquece ninguém, pois compra com calma. “Os presenteados agradecem”, finaliza. 





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