Repórter News - reporternews.com.br
Politica MT
Domingo - 21 de Abril de 2013 às 18:48
Por: Ronaldo Pacheco

    Imprimir


Jardel P. Arruda - OD
Duas pesquisas realizadas por conceituados institutos de Mato Grosso para avaliar o período médio de 100 dias da administração do prefeito Mauro Mendes (PSB) apontam dados altamente conflitantes. Pela pesquisa Mark RDnews, publicada quase às vésperas do aniversário da cidade, a gestão Mendes conta com 67% de aprovação. Já na pesquisa KGM, publicada ontem (17/04) pelo Hipernotícias, o prefeito da Capital possui 47% de aprovação e 43% classificam-no como abaixo da expectativa. 


 
 
Os mais de vinte pontos percentuais de diferença entre uma pesquisa e outra, porém, surpreendem os internautas cuiabanos, porque estão bem acima da média aceitável como “margem de erro”. Tanto o Instituto Mark quanto o KGM consideram factível até quatro pontos percentuais como margem de erro, seja para mais, ou para menos.

 
 
Embora concorde que a diferença seja normal, o diretor do Instituto Mark, Marco Polo Pinheiro, afirma que a diferença se deve à elaboração dos questionários e ao formato da consulta. “Na maioria das vezes, o resultado depende de cada metodologia aplicada no levantamento; nesta pesquisa, aplicamos o regular positivo e regular negativo”, justifica Marco Polo. 

 
 
Já o jornalista Kleber Lima, dono da KGM, explica que a provável diferença para os números do Mark está na metodologia. “Nas pesquisas da KGM não aplicamos regular, porque é uma camuflagem. Não acreditamos na utilização do regular”, esclarece Kleber Lima, ao recordar que, no ano passado, a KGM foi o único instituto que acertou “na mosca” o resultado da disputa pela Prefeitura de Cuiabá, no segundo turno.

 
 
Num outro formato de aferição, a KGM pediu para os eleiores darem uma nota para o Prefeito de Cuiabá. “Nota média obtida pelo prefeito foi de 5,29%, e na avaliação de ótimo a péssimo, resultados se equivalerem”, diz o texto da KGM, destacando a media do desempenho de Mendes, nos seus primeiros 100 dias de administração em Cuiabá.


 
A reportagem do Olhar Direto tentou entrevistar o prefeito ou ouvir sua análise, por telefone. A assessoria informou que Mendes estava em “reunião fechada”, no 7º andar do Palácio Alencastro.

 
 
Vejam e comparem as duas recentes pesquisas: MarK RDNews & KGM





Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://reporternews.com.br/noticia/21957/visualizar/