Repórter News - reporternews.com.br
Politica MT
Sexta - 13 de Dezembro de 2013 às 07:17
Por: KAMILA ARRUDA

    Imprimir


Dois pedidos de destituição foram apresentados à mesa diretora da Câmara de Cuiabá contra o vereador Onofre Júnior (PSB). O parlamentar corre risco de perder o cargo de primeiro-vice-presidente da Casa por ter ingressado na Justiça com um pedido de anulação da eleição de Júlio Pinheiro (PTB) como presidente. 

O fato fez com que Onofre ficasse isolado. Para os demais parlamentares, ele tem causado um clima de instabilidade jurídica que pode prejudicar, até mesmo, o fechamento do ano legislativo. 

Apesar disso, Pinheiro optou por não acatar as representações. Ele quer aguardar a manifestação da Justiça quanto ao caso. “Estamos vivendo um momento de instabilidade jurídica muito séria, mas não política. Nesses quatro últimos quatro dias esta Casa passou a viver uma nova realidade, com a união de 24 vereadores”, discursou. 

Autores dos pedidos de destituição, Toninho de Souza (PSD) e Wilson Kero Kero (SDD) concordaram. “Não vamos entrar neste jogo que ele [Onofre] está fazendo. Vamos aguardar com tranquilidade a decisão da Justiça. Optamos por uma agenda positiva. Se fizéssemos isto, estaríamos entrando no jogo sujo deste vereador que não quer o bem desta Casa”. 

O processo em que Onofre pede a anulação da eleição foi distribuído para a Vara de Fazenda Pública, sob a responsabilidade do juiz Roberto Teixeira Seror. Todos os vereadores foram acionados pelo socialista. 

Júlio Pinheiro afirma que, assim que for notificado sobre a instauração do processo, pretende apresentar todas as notas taquigráficas referentes às sessões em que houve a renúncia de João Emanuel (PSD) do cargo de presidente e a eleição para o novo ocupante do posto. 

“Vamos aguardar a decisão judicial, porque nossa proposta é aglutinar e para aglutinar não pode ter briga”, pondera. 

O petebista afirma ainda que a atitude de Onofre pegou a todos de surpresa, uma vez que o socialista havia declarado que não pretendia ocupar a vaga deixada pelo social-democrata. 

“Ele não foi decente, pois conduziu o processo de renúncia, convocou a nova eleição para presidente, renunciou da disputa da presidência e ainda participou da eleição. Vejo que quando você está participando, independente do voto, está concordando com o pleito”. 

Para o presidente, Onofre não terá condições de comandar a Câmara depois deste episódio. “Se ele ganhar a liminar, vai ser presidente dele mesmo. Para assumir essa Casa é preciso de respaldo político e ele não terá. Vai parar 100%. Cumprir [a decisão], nós vamos cumprir, mas como ele vai fazer, aí é problema dele”. 

Caso Onofre não consiga a liminar, Pinheiro sugere que o parlamentar renuncie à primeira-vice-presidência. O petebista antecipa que, se a “sugestão” não foi aceita, ele próprio pedirá a destituição do socialista do cargo. 

“Não acredito que ele vai conseguir esta decisão. Então, se ele ainda for uma pessoa decente, ele vai chegar na próxima sessão e renunciar. Não há mais condições de sentarmos juntos nesta Mesa. Ele está jogando contra todos”, reclama. 





Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://reporternews.com.br/noticia/2249/visualizar/