Repórter News - reporternews.com.br
Politica MT
Quinta - 12 de Dezembro de 2013 às 17:08
Por: Catarine Piccioni

    Imprimir


Presidente do Supremo Tribunal Federal (STF), o ministro Joaquim Barbosa decretou nesta quinta-feira (12) o fim da ação penal 470, o processo do mensalão, para o deputado federal Pedro Henry (PP-MT). Com a decisão, o mandado de prisão poderá ser expedido a qualquer momento para cumprimento pela Polícia Federal. 


 
Relator da ação, Barbosa entendeu que as penas devem ser executadas imediatamente porque não cabe mais recurso contra a condenação. No último dia 6, o procurador-geral da República Rodrigo Janot já havia pedido a prisão imediata considerando que Henry não tem direito a embargos infringentes.


 
A defesa do mato-grossense protocolou os infringentes mesmo sem ter direito e ele acabou ganhando tempo em liberdade. Ele não tem direito porque não obteve quatro votos pela absolvição -- o número de votos está previsto no regimento interno do STF. 


 
O parlamentar mato-grossense foi condenado a sete anos e dois meses de prisão e ao pagamento de multa, por corrupção passiva e lavagem de dinheiro.


 
A exemplo dos ex-deputados José Genoino (PT-SP) e Valdemar Costa Neto (PR-SP), Henry também poderá renunciar ao mandato para escapar do processo de cassação na Câmara dos Deputados.





Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://reporternews.com.br/noticia/2283/visualizar/