Publicidade
Repórter News - reporternews.com.br
Policia MT
Terça - 10 de Dezembro de 2013 às 09:21
Por: Pollyana Araújo

    Imprimir


Uma operação foi deflagrada no início da manhã desta terça-feira (10) contra a venda de produtos pirateados no Shopping dos Camelôs, no bairro Porto, em Cuiabá. A intenção é coibir a comercialização de produtos pirateados no período que antecede o Natal e, com isso, evitar danos aos consumidores. A operação é coordenada pela delegada Ana Cristina Feldner, da Delegacia Especializada de Defesa do Consumidor (Decon).



contrabandeados para obter vantagem financeira e os consumidores, ao adquirir a mercadoria por um preço abaixo do de mercado, não se atenta para o fato de que por trás disso existe uma organização crimininosa, de acordo com a Polícia Civil. Na avaliação da polícia, os criminosos podem usar de trabalho escravo, infantil, além da sonegação fiscal e lavagem de dinheiro.



Outro problema é o risco ao qual o consumidor é exposto. Algumas bijuterias, por exemplo, contêm substâncias corrosivas e tóxicas que fazem mal à saúde de quem as usa. Uma das substâncias é o cádmio, metal tóxico que pode causar até câncer de pele. Para a Polícia Civil, a facilidade da entrada desses produtos através da fronteira seca com a Bolívia contribui para o acesso dessas mercadorias no mercado da capital.


 
Pela legislação, a venda, fabricação e distribuição de mercadorias pirateadas é crime, podendo ser aplicada pena de até quatro anos de detenção.


 
Paa identificar produtos piratas, os servidores públicos de Cuiabá passaram por um treinamento através de um programa do Ministério da Justiça. Entre os produtos analisados estão relógios, bolas de futebol, roupas e tênis.




Fonte: Do G1 MT

Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://reporternews.com.br/noticia/2487/visualizar/