Repórter News - reporternews.com.br
Politica MT
Quinta - 21 de Março de 2013 às 08:14

    Imprimir


O desembargador federal mato-grossense Ítalo Fioravanti Sabo Mendes foi escolhido entre 15 nomes para compor a lista tríplice definida na tarde de ontem (20) para assumir uma vaga no Superior Tribunal de Justiça (STJ). O posto foi aberto em razão da ida do ministro Teori Zavascki para o Supremo Tribunal Federal (STF). 

O postulante é sobrinho do ministro do STF, Gilmar Ferreira Mendes, que ocupou o cargo de presidente da mais alta corte do país entre 2008 a 2010. 

Ítalo Fioravanti Sabo Mendes é desembargador federal pelo Tribunal Regional Federal da 1ª Região desde agosto de 1998. Natural da cidade de Diamantino, a 200 quilômetros de Cuiabá, é formado em Direito pela Universidade de Brasília (1983) e é mestre e doutor em Direito também pela UNB. 

Iniciou sua carreira como advogado, ainda em Brasília, e foi o procurador mais novo aprovado em concurso na Procuradoria da República do Distrito Federal, onde foi empossado em outubro 1984 como procurador da República. 

Foi procurador regional eleitoral em Mato Grosso, no período de julho de 1987 a janeiro de 1988 e procurador-chefe da Procuradoria da República no Estado de Mato Grosso, de julho de 1987 a janeiro de 1988. 

Os outros nomes indicados do Tribunal Regional Federal (TRF) que compõem a lista são Néfi Cordeiro, do TRF da 4ª Região, e Regina Helena Costa, do TRF da 3ª Região. Os nomes serão levados para a apreciação da presidente Dilma Rousseff. O indicado deverá ainda, passar, por aprovação do Senado. 

O STJ é composto de 33 ministros: um terço de magistrados oriundos dos tribunais regionais federais, um terço de desembargadores provenientes dos tribunais de Justiça e um terço, em partes iguais, alternadamente, de advogados e membros do Ministério Público Federal, estadual e do Distrito Federal.




Fonte: Do DC

Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://reporternews.com.br/noticia/25092/visualizar/