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Repórter News - reporternews.com.br
Cidades/Geral
Sábado - 16 de Março de 2013 às 15:42

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Lançado na sexta-feira (15) pelo governo federal, o Plano Nacional de Consumo e Cidadania anunciou medidas que envolvem o segmento e-commerce (comércio eletrônico).

Agora os sites de vendas terão que expor informações sobre a empresa que está comercializando o produto, criar canais de atendimento para facilitar o contato com o consumidor e ter políticas claras para troca de produto.

Pedro Eugênio, presidente do site Busca Descontos e idealizador da Black Friday Brasil, comemorou o pacote. "O segmento está crescendo. É o melhor momento para que essas regras apareçam, pois vêm para regulamentar, deixar claro as condições e os benefícios para o usuário."

O empresário diz que o próprio e-commerce ganhará com isso. "As medidas irão peneirar as boas empresas. As que não protegem o consumidor, serão excluídas naturalmente."

 

Divulgação
Pedro Eugenio, presidente do Busca Descontos, comemorou as novas medidas
Pedro Eugênio, presidente do Busca Descontos, comemorou as novas medidas

Para Maurício Salvador, presidente da ABComm (Associação Brasileira de Comércio Eletrônico) já é positivo o fato do e-commerce ter sido incluído na pauta. "Estamos sendo vistos", diz.

Salvador acredita que tais medidas vêm para fortalecer o segmento. "Tudo que exija clareza é importante. Esse é um dos pontos em que os fraudadores se utilizam para prejudicar o consumidor. A obrigatoriedade [da transparência] é mecanismo para evitá-las."

Nas novas regras, o governo federal exige o direito de arrependimento de quem compra. Assim, as lojas serão obrigadas a efetuar trocas. De acordo com Eugênio, os "bons" comércios têm a política muita clara sobre o assunto. Os que não deixam isso como informação clara, terão que fazê-lo a partir das regras.






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