Publicidade
Repórter News - reporternews.com.br
Politica MT
Sábado - 16 de Março de 2013 às 08:14
Por: PRISCILLA VILELA

    Imprimir


EDSON RODRIGUES/SECOPA
O secretário extraordinário da Copa do Mundo de 2014, Maurício Guimarães, que promete atender convocação dos deputados d
O secretário extraordinário da Copa do Mundo de 2014, Maurício Guimarães, que promete atender convocação dos deputados d
O secretário extraordinário da Copa do Mundo, Maurício Guimarães, confirmou ontem que, tão logo seja convocado, vai comparecer à Assembleia Legislativa para prestar esclarecimentos a respeito da retirada de duas empresas das obras visando à Copa do Mundo de 2014. Ele diz reconhecer a legitimidade dos parlamentares em exigirem um entendimento e que não se refuta a prestar esclarecimentos. 

Na semana passada, o secretário anunciou a retirada da Ster Engenharia e da Santa Bárbara de quatro obras que já estavam sendo executadas, entre elas a da Arena Pantanal. Os motivos seriam a falta de atenção aos cronogramas decretados pelo Governo do Estado após exigência da Federação Internacional de Futebol (FIFA), o que para Guimarães, foi essencialmente necessário. 

“Se eu for convocado estarei lá. É papel político dar esclarecimentos. A AL é legítima para fazer essas cobranças, mas nós temos que tomar decisões às vezes para a melhor execução das obras e nós tomamos. Na terça-feira, os deputados vão acompanhar algumas visitas às obras”, ressaltou. 

Os deputados Baiano Filho (PMDB), Emanuel Pinheiro (PR), Luiz Marinho (PTB) e Airton Português (PSD), além de J.Barreto, devem visitar algumas das obras. Na sequencia, devem avaliar quais ações poderão ser concretizadas. 

Na última semana, o presidente da comissão de Acompanhamento da Copa, o deputado Estadual Hermínio J. Barreto (PR), criticou a situação do andamento das construções e declarou que chamaria Guimarães. O convite ainda não foi oficializado, mas deve ocorrer nos próximos dias. Já nesta terça-feira (19), parlamentares irão visitar algumas obras. 

J.Barreto tem mantido críticas à atuação do Governo do Estado em relação às obras, e chegou a pedir que Silval Barbosa (PMDB) tenha “humildade” para recuar de algumas delas e redimensionar de forma que as principais construções sejam concluídas a tempo do evento, marcado já para o próximo ano. As readequações das avenidas Miguel Sutil e FEB, em Várzea Grande, por exemplo, seriam priorizadas. 

Quanto ao Veículo Leve sobre Trilhos (VLT), o republicano reconhece que é de essencial importância e um dos principais legados, porém, que este não precisa ficar pronto até a Copa, e, portanto, pode ser concluído posteriormente, cedendo o dinheiro que seria investido a opções mais viáveis para o momento. 

Nesta semana foi oficialmente declarada que as obras da Arena Pantanal foram largadas pela construtora Santa Bárbara, enquanto que alguns contratos com a Ster foram rescindidos. O Ministério Público Estadual (MPE) já até instalou inquéritos para apurar as circunstâncias em que os fatos ocorreram. Diante das circunstâncias, a Secopa declarou que estuda três possibilidades para agir. Ou irá convocar a segunda colocada na concorrência, fazer novo processo licitatório ou fazer contratação emergencial. 




Fonte: Do DC

Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://reporternews.com.br/noticia/25590/visualizar/