Repórter News - reporternews.com.br
Cidades/Geral
Quinta - 28 de Fevereiro de 2013 às 16:29

    Imprimir


Apesar dos muitos estragos provocados pela chuva, o mês de fevereiro termina nesta quinta-feira (28) com o volume de chuva abaixo da média em grande parte de Mato Grosso. Segundo dados do Centro de Previsão de Tempo e Estudos Climáticos do Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (CPTEC/Inpe), se comparado à média climatológica dos últimos 30 anos, o volume de chuva ficou cerca de 100 milímetros abaixo do esperado.

As regiões Nordeste, extremo Leste e a parte central de Mato Grosso foram os locais onde menos choveu durante o mês. Por outro lado, o Sudeste e parte do Noroeste do estado tiveram números acima da média. Nessas áreas choveu cerca de 70 milímetros a mais que o esperado.

Cuiabá, capital do estado, foi um dos municípios que registrou chuva dentro da média. O Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) registrou 268 milímetros de chuva até às 11h (horário de Mato Grosso), sendo que é comum chover cerca de 250 milímetros. Em Matupá, no extremo Norte do estado, choveu pouco mais de 70% da média climatológica. Eram esperados mais de 400 milímetros de chuva na cidade, enquanto foram registrados 290 milímetros.

Em outubro, quando a média de chuva no estado também ficou abaixo do previsto, a meteorologista do Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (Inpe), Ludmila Pochmann, explicou que nestes casos o volume registrado não é alarmante. “De um ano para outro, o índice pode variar. No entanto, tem que ser analisados quais fatores levaram a isso. Algum fenômeno que atuou na região, por exemplo, pode diminuir a quantidade de chuva no estado”, explicou ao G1.





Fonte: Do G1 MT

Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://reporternews.com.br/noticia/27012/visualizar/