Repórter News - reporternews.com.br
Cidades/Geral
Quarta - 27 de Fevereiro de 2013 às 07:54
Por: JOANICE DE DEUS

    Imprimir


Pátios abarrotados de carros do Departamento de Trânsito de Mato Grosso (Detran) têm sido motivo de apreensão para os mais de mil servidores. A preocupação se deve ao fato de cinco funcionários do órgão, em Rondonópolis (250 quilômetros da capital), terem contraído dengue desde o início do corrente mês. 
 
Como os pátios não possuem qualquer tipo de cobertura, a suspeita é de que os veículos apreendidos possam estar servindo de criadouro do mosquito transmissor da doença, o Aedes aegypti. “Hoje, são 64 unidades do Detran em todo o Estado e, em todas, há veículos apreendidos, com carros e motos empilhados”, informou a presidente do Sindicato dos Servidores (Sinetran/MT), Veneranda Acosta. 
 
Na Capital, a sindicalista não tem conhecimento de que funcionários tenham contraído a dengue. Porém, ela não descarta o risco. “Temos essa preocupação. O pátio é muito grande, não tem cobertura e os carros, vários estão amassados, costumam acumular água”, disse. 
 
O receio é de que outros servidores ou mesmo usuários do Detran contraíam a doença. “Em Rondonópolis nosso temor é maior porque há uma funcionária grávida”, citou Veneranda Acosta prometendo cobrar providências à diretoria do órgão estadual. “Alguma atitude precisa ser tomada”, cobrou. 
 
Para piorar a situação, o pátio da Delegacia de Roubos e Furtos (Derfva), que fica a aproximadamente 500 metros da sede do Detran, na Capital, também está cheio de veículos velhos e, provavelmente, acumulando água. Saturado, o depósito está tomado pelo mato. 
 
Por meio da assessoria de imprensa, a Secretaria Municipal de Saúde (SMS) informou que o pátio de Detran, assim como o da Derfva, é um ponto estratégico de combate ao vetor transmissor da dengue e que de 15 em 15 dias uma equipe de agentes faz vistoria no local, assim como ocorreu no último dia 8. 
 
Não foi confirmado se foram encontrados focos do mosquito no local. Entretanto, conforme a SMS, quando se detecta a presença de larvas do Aedes é feito o tratamento químico para eliminação do foco. 
 
A reportagem do DIÁRIO procurou a assessoria do Detran, que informou que todos os dias é feito o controle do vetor nos pátios. Conforme a assessoria, a diretoria do órgão declarou que não há condições de afirmar que os servidores tenham contraído a doença no local de trabalho e que as alegações do sindicato são imprudentes.




Fonte: Do DC

Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://reporternews.com.br/noticia/27199/visualizar/