Repórter News - reporternews.com.br
Cidades/Geral
Quarta - 27 de Fevereiro de 2013 às 07:20
Por: Karoline Kuhn

    Imprimir


Nobres é um dos 267 municípios do país que estão na lista divulgada pelo Ministério da Saúde como em situação de risco para dengue, devido análise de índice de infestação por Aedes Aegypti feita em janeiro. Conforme a pesquisa, os domicílios foram identificados como principais locais de infestação; seguida pelos lixos e, em terceiro, locais de armazenamento de água (caixas).

Outra cidade mato-grossense citada pelo ministério é Diamantino. Ela está entre as 487 localidades do país onde a situação foi considerada de alerta pela União após a mesma pesquisa, que apontou o lixo como principal depósito de infestação do mosquito transmissor, seguido por residências e locais de armazenamento de água.

Nenhuma cidade do Estado foi citada entre as 238 do Brasil onde a situação é considerada satisfatória. No entanto, os números não são exatos pois a pesquisa, que serve para identificar onde estão concentrados os focos de reprodução do mosquito, foi realizada em 983 cidades.

Por região, a maior concentração das larvas do mosquito em reservatórios de água ocorreu no Nordeste, com 76,2%. Por outro lado, foi na Região Sudeste onde se concentraram os maiores focos em depósitos domiciliares, com 63,6%. No Centro-Oeste, 43,4% da concentração de larvas foi localizada em lixos, 38,9% em área domiciliar e 17,7% em reservatórios.

Nesta semana, o Ministério da Saúde apontou que Mato Grosso está entre os estados em alerta devido ao aumento nos casos de dengue. A notificação da doença cresceu 184% ante 2012 e atingiu 10.765 somente em janeiro (o que equivale a 345,5 casos por 100 mil habitantes).






Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://reporternews.com.br/noticia/27210/visualizar/