Publicidade
Repórter News - reporternews.com.br
Cidades/Geral
Quinta - 21 de Fevereiro de 2013 às 07:59
Por: ALECY ALVES

    Imprimir


Em Mato Grosso, o programa ‘Luz para Todos’, criado há pouco mais de 10 anos pelo governo Federal para levar energia elétrica às propriedades e comunidades rurais, está paralisado. 

Pelo menos 5,8 mil ligações já autorizadas não poderiam ser atendidas por causa da inadimplência da Rede-Cemat(concessionária de energia) com os governos Federal e Estadual. 

A denúncia é da deputada estadual Luciane Bezerra e foi formalizada ontem na tribuna da Assembléia Legislativa. Bezerra disse que esteve no Ministério das Minas e Energia, em Brasília, onde se reuniu com o secretário nacional de Energia Elétrica, Ildo Grudtner, em busca de informações sobre o programa. 

Conforme ela, a Cemat está impedida de assinar com a União o convênio que asseguraria a continuidade do programa porque teria débitos de tributos e problemas relacionados a repasses. As 5,8 mil ligações, explica a parlamentar, são referentes a 6ª etapa do ‘Luz para Todos” no Estado. 

Além daqueles que mesmo com seus pedidos aprovados ainda esperam pela luz, informa, haveria uma demanda de mais 35 mil. Ou seja, milhares de famílias continuariam vivendo às escuras, sem saber quando poderiam dispor de energia elétrica. 

Luciana Bezerra alerta que como a previsão é que os recursos desse programa sejam liberados até 2014, muitas famílias correm riscos de continuar sem energia se a concessionária não regular a situação. 

Para a parlamentar, independente da atual intervenção na Rede Cemat, por prestar um serviço essencial é obrigação conceder a ligação da energia a toda população. A deputada disse que vai cobrar a presença de diretores da Cemat na AL para dar explicações. 

A assessoria de imprensa da concessionária informou que o único entrave decorrente de inadimplência teria sido o impedimento da aplicação do reajuste da tarifa, em abril de 2012, o que acabou acontecendo em setembro. 

Vale lembra que a empresa está sob intervenção da Anaeel(Agência Nacional de Energia Elétrica) desde agosto de 2012. A Cemat, fundada em 1958, foi privatizada em 1997, passando para o controle do Grupo Rede, de São Paulo.




Fonte: Do DC

Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://reporternews.com.br/noticia/27781/visualizar/