Publicidade
Repórter News - reporternews.com.br
Cidades/Geral
Sexta - 08 de Fevereiro de 2013 às 17:26
Por: Tarso Nunes

    Imprimir


-- Trecho da Lei Federal que pode anular reajuste da água em Cuiabá


O Trecho da Lei Federal que pode anular reajuste da água em Cuiab

   






















Vereador Faissal Calil (PSB) afirmou, nesta sexta (8), pretende recorrer à Justiça para barrar o aumento da água em 15% na Capital, proposto pela concessionária CAB Ambiental. O parlamentar, que é advogado, explicou que o aumento pode ser ilegal, com base na Lei Federal número 8987/95. No artigo 6º, a legislação diz que “toda concessão ou permissão pressupõe a prestação de serviço adequado em atendimento dos usuários [...] Serviço adequado é o que satisfaz as condições de regularidade, continuidade, eficiência, segurança, atualidade, generalidade, cortesia na sua prestação e modicidade das tarifas”.

 

Com base na modicidade, que são preços razoáveis ao alcance dos usuários, Faissal tentará anular o aumento. “A tarifa não pode aumentar de uma hora pra outro, como eles querem, tem que ter estudo, cálculo e motivo, como vimos no um dos princípios da concessão do serviço público”, afirmou.

 

Devido a insatisfação dos serviços da empresa prestados à população, o vereador afirma que poderá propor a instalação de uma Comissão Temporária Especial da Câmara para fiscalizar os trabalhos da CAB. Além disso, Faissal quer achar uma forma de mudar o conselho da Agência Municipal de Água e Esgotamento Sanitário de Cuiabá (Amaes) que não tem nenhum representante no poder Legislativo e Executivo. “temos que mudar esse conselho autoritário, tem que ser um conselho deliberativo e com a nossa participação”, defende.

 

Uma das principais reclamações da população cuiabana é a falta de água nos bairros da Capital. No ano passado, vários moradores relataram o problema de abastecimento e na demora da CAB em atender os cuiabanos. Para solucionar este problema , a empresa tem 3 anos, a partir da vigência do contrato em abril do ano passado, para implementar a distribuição de água em 100% das residências e 10 anos para universalizar o tratamento de esgoto.





Fonte: RDNEWS

Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://reporternews.com.br/noticia/28760/visualizar/