Repórter News - reporternews.com.br
Cidades/Geral
Quarta - 30 de Janeiro de 2013 às 08:02
Por: RODRIGO VARGAS

    Imprimir


EDSON RODRIGUES
as da trincheira do bairro Santa Rosa, considerada insegura por fiscais do Ministério do Trabalho
as da trincheira do bairro Santa Rosa, considerada insegura por fiscais do Ministério do Trabalho
Fiscalização do Ministério do Trabalho embargou ontem as obras de duas trincheiras do complexo da avenida Miguel Sutil, um dos eixos de mobilidade urbana para a Copa de 2014.

A interdição atingiu os canteiros das trincheiras do Santa Rosa e do Verdão, ambas a cargo da construtora Ster Engenharia Ltda, e foi determinada após vistoria feita por 12 auditores do Grupo Móvel Nacional de Infraestrutura.

"Do jeito que estão, aqueles canteiros oferecem risco aos trabalhadores da obra e também a terceiros", afirmou Amarildo Borges, chefe da fiscalização da Superintendência Regional do Trabalho (SRT-MT).

Segundo ele, a força-tarefa encontrou "diversas irregularidades", mas os pontos mais críticos foram a inexistência de um “projeto de escavação” e a falta de "barreiras de isolamento" no entorno das escavações.

"Ali temos buracos enormes, mas sem qualquer estrutura para evitar quedas e outros acidentes. Aqueles canteiros precisam ser imediatamente isolados, principalmente nas laterais", afirmou Borges.

O projeto de escavação, segundo ele, prevê eventuais fatores de risco e medidas de contenção. “Toda escavação tem que estar amparada em uma avaliação do solo e dos riscos potenciais quanto a desabamento, por exemplo. Este documento não foi apresentado.”

Questionado sobre a ausência de isolamento nas obras da trincheira da Jurumirim, Borges disse que a fiscalização irá passar por todos os canteiros e, se constatadas falhas, novos embargos podem ser determinados.

"Essa é uma ação nacional de fiscalização que vai percorrer todas as obras nas 12 sedes", disse.

Em entrevista ao Diário, o secretário Maurício Guimarães (Secopa) mininimizou as consequências do embargo para o apertado cronograma das obras.

"Vamos cercar os canteiros a partir de amanhã e não creio que haverá qualquer prejuízo ao andamento do trabalho. Foi apenas um susto", disse.




Fonte: DO DC

Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://reporternews.com.br/noticia/29935/visualizar/