Repórter News - reporternews.com.br
Agronegócios
Sexta - 11 de Janeiro de 2013 às 23:29
Por: Rodrigo Maciel Meloni

    Imprimir


Em seu último ato como secretário Adjunto da Agricultura Familiar, Jilson Francisco da Silva passou a gestão e a estrutura da Central de Abastecimento da Agricultura Familiar para um grupo de cooperativas. “A gestão do centro não se consolidou devido à burocracia administrativa, este motivo nos levou a passar o comando do centro para ser gerido em caráter privado”, diz Jilson, que foi exonerado do cargo nesta sexta-feira (11).

Segundo o ex-gestor, a ação visa dar celeridade ao trabalho que será desenvolvido por quatro cooperativas, que hoje pela manhã firmaram acordo, durante reunião realizada no Centro de Abastecimento, para integrar a recém-criada Cooperativa Central de Comercialização da Produção da Agricultura Familiar.

A fusão das quatro cooperativas em uma tem por objetivo principal beneficiar as 800 famílias que sobrevivem do trabalho que realizam dentro destas associações. “O Governo do Estado se comprometeu a ajudar a cooperativa com eventuais custos e manutenção”, informa Jilson.

Duas ações promovidas pelo Governo Estadual, por meio de programas da União, já tem beneficiado estas 800 famílias. “Fechamos contrato com a Companhia Nacional de Abastecimento – Conab, vigente por um ano, para entrega de alimentos a entidades carentes em Cuiabá e Várzea Grande”, conta o ex-secretário. O Programa de Aquisição de Alimentos – PAA possibilitou a celebração do contrato. 160 entidades filantrópicas são beneficiadas pelo acordo.

Outro programa que tem dado sustentação ao Centro de Abastecimento é o programa Nacional de Alimentação Escolar – PNAE, que possibilita atender aproximadamente 40 mil alunos das redes municipal e estadual de Cuiabá e Várzea Grande. “O PNAE viabiliza renda anula de R$ 21 mil por família”, diz Jilson.

A direção das escolas, em conjunto com os alunos, define o cardápio. Baseada nas informações, a Cooperativa entrega os alimentos listados uma vez por semana em cada unidade escolar. “Temos um potencial enorme de crescimento, pois são 400 mil alunos nas redes municipal e estadual; caso atingimos essa demanda na totalidade beneficiaríamos cerca de 8 mil famílias”, complementa Jilson Francisco.

Custo Operacional

O Centro de Abastecimento tem um custo operacional anual de 500 a 600 mil reais. Este ano a Secretaria de Desenvolvimento Rural e Agricultura Familiar realizou emenda ao Orçamento Estadual, aumentado o teto do custo do centro para R$ 3 milhões já para 2013.






Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://reporternews.com.br/noticia/31529/visualizar/