Repórter News - reporternews.com.br
Politica MT
Sábado - 05 de Janeiro de 2013 às 08:12
Por: RENATA NEVES

    Imprimir


O prefeito de Cuiabá, Mauro Mendes (PSB), pode enfrentar resistência na Câmara Municipal caso decida levar adiante a proposta de fundir as secretarias de Turismo e Cultura. Vereadores de oposição e até mesmo da base aliada do prefeito manifestam preocupação quanto ao assunto. Por enquanto, as duas pastas seguem sendo ocupadas por Marcus Fabrício.

Para o presidente da Câmara, vereador João Emanuel (PSD), a questão envolvendo a fusão das Pastas deve ser tratada “com cautela”.

“Hoje em dia o turismo tem sido força motriz em vários países como um dos primeiros itens de geração de fonte, renda e economia. Por isso temos que conversar muito sobre essa questão da fusão”.

Apesar de ser contrário à união das secretarias, João Emanuel afirma que se a proposta chegar o Legislativo, será amplamente debatida. “Como estamos fazendo uma gestão coletiva vamos colocar todos os assuntos para serem discutidos em Plenário”.

Toninho de Souza (PSD) também entende que a fusão deve ser discutida antes de ser oficializada. “Temos que abrir uma discussão democrática. Não podemos tomar uma decisão sem ouvir os segmentos. Se a fusão for algo para melhorar as ações da prefeitura por meio das secretarias tudo bem, mas acho que não podemos ter uma decisão movida apenas pela cabeça do prefeito e dos vereadores”.

Ex-presidente da Câmara e membro da base aliada de Mendes, o vereador Júlio Pinheiro (PTB) também manifesta preocupação em relação ao projeto. “Entendo a preocupação do prefeito em reduzir custos e dar mais celeridade aos trabalhos, mas acho que deve haver uma discussão mais ampliada. São dois segmentos bem distintos. Acho que isso poderia engessar um pouco a máquina. Tenho certeza que ele fez isso pensando na questão dos custos, mas é uma questão que deve ser discutida”.

Juca do Guaraná (PTdoB), que também integra o grupo do prefeito, defende que tanto ele como a Câmara ouça representantes dos segmentos antes de tomar qualquer decisão. Mesmo assim, acredita que o projeto não encontrará dificuldades para ser aprovado pelo Legislativo.

Além da Cultura e do Turismo, Mauro Mendes também estuda fundir as secretarias de Meio Ambiente com a de Desenvolvimento Urbano e de Cidades com a de Regulação Fundiária. Ao contrário da primeira proposta, contudo, as demais são vistas com bons olhos pela maioria dos vereadores ouvidos.

“Vejo como medidas naturais e acertadas do prefeito querer fundir as secretarias de Meio Ambiente e Desenvolvimento Urbano e de Cidades e Regularização Fundiária”, disse Pinheiro.

Em princípio, apenas João Emanuel demonstrou ressalvas quanto à proposta de fusão das Pastas de Meio Ambiente e Desenvolvimento Urbano. “Acho que deve haver fusão entre as secretarias de Cidades e Regularização Fundiária, pois tratam de assuntos afins, mas vejo com cautela as outras propostas de fusão”, declarou.




Fonte: DO DC

Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://reporternews.com.br/noticia/32156/visualizar/