Repórter News - reporternews.com.br
Politica MT
Terça - 04 de Dezembro de 2012 às 18:08

    Imprimir


Nesta quinta-feira (06), a diretoria da Associação Mato-grossense dos Produtores de Algodão (Ampa), que dirigirá a entidade no biênio 2013/14, tomará posse no Cenarium Rural, em Cuiabá, a partir das 20h. O grupo é liderado por Milton Garbugio, que receberá de Carlos Ernesto Augustin a presidência da associação e do Instituto Mato-grossense do Algodão (IMAmt), o braço tecnológico da entidade.

Produtor em Campo Verde (131 Km ao sul de Cuiabá), uma das regiões mais tradicionais de plantio de algodão em Mato Grosso, Garbugio é paranaense de Marialva e está em Mato Grosso há quase 30 anos (chegou em 1983). Casado e pai de três filhos, Garbugio tem 52 anos e é associado da Ampa desde 2001. Na safra 2011/12, plantou algodão, soja e milho. Tem vasta experiência como cooperativista e foi presidente da Cooperativa dos Cotonicultores de Campo Verde (CooperFibra) por 8 anos (de 2004 a março deste ano).

A posse da diretoria eleita em assembleia geral, em 8 de novembro passado, acontecerá num ano especialmente importante para a cotonicultura mato-grossense: a Ampa completou 15 anos em setembro passado. Além disso, Mato Grosso se consolidou na safra 2011/12 como o maior produtor de algodão do Brasil que, por sua vez, alcançou a terceira colocação mundial em exportação, com o recorde de 1,043 milhão de toneladas enviadas ao exterior. Mato Grosso fechou a safra 11/12 com produção de aproximadamente 1 milhão de toneladas do total de 1,9 milhão de toneladas produzidos pelo País.

A nova diretoria da entidade reflete a presença e a importância da cotonicultura em boa parte do território mato-grossense com representantes dos sete núcleos regionais em que a entidade está organizada. O vice-presidente é Gustavo Vigano Piccoli, produtor em Sorriso, que assumirá a presidência do Instituto Algodão Social (IAS), o braço social da Ampa responsável por orientar os agricultores sobre o cumprimento da legislação trabalhista e ambiental, e coordenar o processo de certificação da pluma mato-grossense. Piccoli é de Santa Catarina (Anchieta) e veio para Mato Grosso em 1979, estabelecendo-se em Sorriso (420 Km ao norte de Cuiabá). Aos 47 anos, ele é produtor de algodão, soja, milho e feijão, e tem uma empresa de mineração. Foi um dos pioneiros no plantio de algodão na região e também tem grande experiência em cooperativismo. É casado e tem 3 filhos.

Confira todos os integrantes do Conselho Administrativo no biênio 2013/14 e os presidentes dos sete núcleos regionais. O atual presidente, Carlos Ernesto Augustin, passará a integrar o Conselho Consultivo, ao lado dos ex-presidentes Blairo Maggi, Adílton Sachetti, José Pupin, João Luiz Ribas Pessa, Sérgio De Marco e Gílson Pinesso.A solenidade de posse terá espaço para se celebrar mais uma vez a história do plantio e beneficiamento do algodão mato-grossense numa escala empresarial, que se confunde com a própria trajetória da Ampa, fundada em 16 de setembro de 1997. Durante o evento também acontecerá o lançamento em Mato Grosso do 9º Congresso Brasileiro do Algodão (CBA), que acontecerá entre os dias 3 e 6 de setembro de 2013 tendo a AMPA como organizadora.

Conselho Administrativo:

Presidente: Milton Garbugio (Campo Verde)

Vice Presidente: Gustavo Vigano Piccoli (Sorriso)

Primeiro Secretário: Paulo Sérgio de Aguiar (Primavera do Leste)

Segundo Secretário: Pedro Valente (Cuiabá)

Primeiro Tesoureiro: Guilherme Mognon Scheffer (Sapezal)

Segundo Tesoureiro: Alexandre De Marco (Rondonópolis)

Conselho Fiscal (Titulares): Celso Griesang (Rondonópolis), Otavio Palmeira dos Santos (Primavera do Leste) e Sérgio Introvini (Campo Novo dos Parecis)

Conselho Fiscal (Suplentes): Rafael Bortoli (Rondonópolis), João André Lopes Guerreiro (Rondonópolis) e Ernesto Martelli (Campo Novo dos Parecis)

Presidentes dos Núcleos Regionais:

Sul: Geraldo Vigolo (Rondonópolis)

Centro: Luiz Fernando Silva Guerreiro (Campo Verde)

Centro Norte: Clóvis Rogério Cortezia (Lucas do Rio Verde)

Médio Norte: Valdir Roque Jacobowski (Campo Novo dos Parecis)

Noroeste: Cleto Webler (Sapezal)

Norte: Arilton César Riedi (Sorriso)

Centro Leste: Romeo Froelich (Primavera do Leste)

As informações são da Assessoria de imprensa da Ampa





Fonte: DO GD

Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://reporternews.com.br/noticia/34673/visualizar/