Repórter News - reporternews.com.br
Agronegócios
Domingo - 04 de Novembro de 2012 às 15:00

    Imprimir


Leandro J. Nascimento
Plantio de soja em Mato Grosso entra na reta final
Plantio de soja em Mato Grosso entra na reta final

Alguns municípios de Mato Grosso já estão na reta final do plantio da soja na safra 12/13. Mesmo com mais de 90% da área semeada, os produtores destas regiões esperam a definição do clima para seguir com o desenvolvimento da lavoura. A média do estado é de 62,5%, considerando o total de 7,8 milhões de hectares.

Em Sorriso, distante a 420 quilômetros de Cuiabá, faltam apenas 8% da área para serem atingidos os 633,4 mil hectares. É o município que registrou o melhor desempenho no cultivo do grão, de acordo com dados do Instituto Mato-grossense de Economia Agropecuária (Imea) divulgados nesta quinta-feira (1º).

Entretanto, os produtores desses municípios também ficam divididos quanto ao desempenho da safra. "Em alguns casos as chuvas são pontuais. Ainda não é possível definir se teremos ou não prejuízos", explica o produtor Marcio Giroletti que já encerrou o plantio da soja. Ele lembra que o cenário é atípico.

Segundo ele, mesmo aqueles que já terminaram o plantio do grão estão aguardando as chuvas para acompanhar a germinação da lavoura. "Se não chover mesmo após o plantio poderemos ter prejuízos".

Assim como Sorriso, o plantio nos municípios de Nova Ubiratã e Vera, respectivamente, a 506 e 486 quilômetros de Cuiabá, segue com 90% da área utilizada. Na casa dos 80% destacam-se as cidades de Lucas do Rio Verde (89%), Ipiranga do Norte (88%), Campo Verde (85%), Nova Mutum (83%), Sinop (83%), Santa Rita do Trivelato (82%) e Tapurah (80%).

A maioria dos municípios com melhor desempenho no plantio da soja é da região médio-norte mato-grossense, que segue com 85,9% da área cultivada. Por outro lado, o oeste segue com apenas 19,3%, conforme boletim do Imea.





Fonte: Do G1 MT

Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://reporternews.com.br/noticia/37012/visualizar/