Repórter News - reporternews.com.br
Politica MT
Segunda - 29 de Outubro de 2012 às 15:01
Por: Jacques Gosch e Patrícia Sanch

    Imprimir


Partidos iniciam debate para decidir se serão oposição a Mauro
Partidos iniciam debate para decidir se serão oposição a Mauro
  O prefeito eleito de Cuiabá Mauro Mendes (PSB) poderá contar, ao assumir o mandato em 1º de janeiro, com pelo menos 7 dos 25 vereadores eleitos para a legislatura que inicia em 2013, na sua base de sustentação. Além dos socialistas Adilson Levante, Calil Faissal e Onofre Júnior, a coligação “Um Novo Caminho para Cuiabá” também elegeu Adevair Cabral (PDT), Renivaldo Nascimento (PDT), Chico 2000 (PR) e Mário Nadaf (PV).

 

  A situação ainda poderá contar com o reforço dos vereadores eleitos Oséas Machado (PSC) e Juca do Guaraná Filho (PTdoB). Dilemário Alencar e Leonardo Oliveira, que integram a bancada do PTB, também apoiaram Mauro desde o primeiro turno.

  O PSDB, que elegeu Lueci Ramos, Maurélio Ribeiro e Ricardo Saad, após a derrota do candidato a prefeito Guilherme Maluf, optou por fazer oposição a qualquer um dos postulantes que fosse eleito em 2º turno. A decisão tomada pelo diretório municipal conta com o respaldo do principal líder tucano em Mato Grosso, deputado federal Nilson Leitão. Apesar disso, com o término do pleito, a tendência é que os tucanos integrem a base governista. O assunto ainda será debatido internamente.

  O atual presidente do Legislativo, Júlio Pinheiro (PTB), manteve uma postura de independência ao longo da campanha. No entanto, nos bastidores, comenta-se que o vereador apoiou Mauro por conta de um acordo firmando com objetivo de reconduzi-lo ao comando da Mesa Diretora na próxima legislatura. O único petebista, eleito, que fez campanha para Lúdio foi Clovito Hugueney, que chegou a gravar mensagem no horário gratuito de rádio e TV. O petebista, no entanto, deve acompanhar os demais membros, que defendem composição com Mauro. “Penso que tem que caminhar unido e discutir estratégia. Sou contra qualquer tipo de oposição sistemática”, afirmou o presidente do PTB Lamartine Godoy. Ele pondera, no entanto, que a questão ainda será discutida internamente.

  A coligação “Cuiabá, Mato Grosso, Brasil”, do candidato derrotado Lúdio Cabral (PT), elegeu 4 vereadores. Foram eleitos os peemedebistas Domingos Sávio e Haroldo da Açofer, além de Alan Kardec e Arilson da Silva, ambos do PT.  O vereador eleito mais votado João Emanuel e o reeleito Toninho de Souza, que compõem a futura bancada do PSD, também apoiaram o candidato do PT. Internamente, a legenda está dividida e ainda não sabe qual é o melhor caminho. Lilo Pinheiro e Wilson Kero-Kero, ambos do PRP, também somaram forças com Lúdio após o final do 1º turno.

 

  A vitória de Lúdio nas urnas, que acabou não se concretizando, fortaleceria João Emanuel na disputa pela presidência do Legislativo. A conquista do comando da Mesa pelo vereador eleito seria contabilizada como vitória política do seu sogro, o deputado estadual José Riva (PSD), que mesmo evitando manifestações públicas, apoiou o petista.

  Após a finalização da contagem dos votos, o prefeito eleito Mauro Mendes afirmou que os vereadores não são eleitos para fazer oposição ou situação. Na sua avaliação, o objetivo do mandato é defender Cuiabá e fiscalizar a prefeitura. “Se o projeto é bom, tem que ser aprovado e se for ruim, ele deve representar a sociedade e decidir o que for melhor para o povo”, concluiu.





Fonte: RDNEWS

Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://reporternews.com.br/noticia/37633/visualizar/