Repórter News - reporternews.com.br
Politica MT
Segunda - 15 de Outubro de 2012 às 08:34

    Imprimir


Chico Ferreira
O médico Lúdio Cabral, candidato do PT à Prefeitura de Cuiabá, aparece com 6 pontos percentuais de vantagem sobre o empresário, Mauro Mendes (PSB), na primeira rodada de pesquisa Gazeta Dados sobre a disputa para o 2º turno. Enquanto o petista lidera com 47% das intenções de voto estimulado, o socialista obteve 41%. A margem de erro é de 4 pontos percentuais para mais ou para menos.

O levantamento aponta que 9% do eleitorado ainda não sabe para quem dará o voto no próximo dia 28, data em que acontece o 2º turno. Na amostra estimulada, quando aos entrevistados são apresentados os nomes dos 2 candidatos, brancos e nulos somam 3%. Foram ouvidas pelo instituto 800 pessoas, neste domingo (14), a exatos 7 dias após a votação em 1º turno.

Pesquisa, registrada sob o número 00672/2012 na Justiça Eleitoral, é a primeira de uma série que o Gazeta Dados fará mostrando o desempenho de Lúdio e Mauro nesta nova etapa quando a eleição fica "zerada". Ou seja, para sagrar-se vencedor basta ter 1 voto a mais que o adversário. No 1º turno, Mendes terminou em vantagem com 43,96% dos votos válidos, enquanto Cabral obteve 42,27%.

Agora para a conquista de votos e garantir assento na principal cadeira do Palácio Alencastro, o período de campanha é reduzido. Mas no horário eleitoral gratuito, iniciado no sábado (13), os candidatos terão mais tempo. São 20 minutos diários para cada um, divididos em 2 blocos, tanto no rádio como na TV.

No resultado do voto espontâneo, quando o entrevistado diz sem qualquer espécie de indução o nome do candidato de sua preferência, Lúdio Cabral repete o desempenho, impondo iguais 6 pontos de dianteira sobre Mauro Mendes. O petista surge com 46% das intenções de votos e o socialista, 40%. Em relação à somatória de brancos e nulos, o percentual repete os 3%, entretanto o total de indecisos sobe para 11%, 2 pontos a mais.

Na dança dos números, o Gazeta Dados ainda questionou os entrevistados sobre em quem não votariam. Mauro possui o maior percentual de rejeição, com 41%. Já Lúdio está 7 pontos atrás com 34%. Indecisos atingem 21% e, 4%, não indicariam nenhum deles neste quesito.

Para alcançar um índice bastante próximo do sentimento dos eleitores cuiabanos, o Instituto esteve em 255 bairros, divididos em 4 regiões da Capital. No detalhamento do voto estimulado, constata-se que o petista tem maior penetração na região Oeste de Cuiabá, onde atinge 52%. Nos bairros ao Sul, são 48% de preferência, seguido pela parte Leste com 45% e, 42% no Norte.

Mauro atinge maior percentual de aceitação na região Norte, obtendo 44%. Na parte Leste, totaliza 42% e, no Sul e Oeste, 39%, cada.




Fonte: A Gazeta

Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://reporternews.com.br/noticia/38785/visualizar/