Repórter News - reporternews.com.br
Politica MT
Sexta - 05 de Outubro de 2012 às 13:38
Por: Cairo Lustoza/Agência Pauta Pr

    Imprimir


 Mais focado mais em propostas que em troca de acusações, o último debate promovido entre os três candidatos a prefeito de Rondonópolis expôs ainda mais os estilos de cada um dos postulantes. A cada proposta apresentada por um candidato, o outro elencava pontos do próprio plano de governo, sem deixar de criticar seu opositor. Realizado pela TV Centro América na noite desta quinta-feira, o confronto teve como mediador o jornalista Elias Neto, e acentuou a rivalidade entre Percival Muniz e Ananias Filho, primeiro e segundo colocados, respectivamente, em todas nas pesquisas de intenções de votos realizadas durante todo o processo.

Temas como saúde, educação e infraestrutura serviram de pano de fundo para ataques velados principalmente entre Percival e Ananias. Percival relembrou a obra da travessia urbana que foi alvo de denúncias e investigação por parte do Ministério Público em função do atraso na conclusão, na troca de empreiteira e também pelo valor já aplicado, que segundo ele ultrapassa os R$ 30 milhões, sem que haja um prazo para a entrega do serviço. Novamente, a exemplo do debate na TV Cidade/Record, o prefeito e candidato a vereador Ananias Filho se calou diante das denúncias.

Outra obra polêmica, e que também tem como principal fonte de investimento recursos do governo federal foi a canalização do Córrego Canivete, orçada há mais de três anos em R$ 16 milhões. “Deixei O projeto pronto e não executaram.Vencendo as eleições vamos construir uma avenida, promover a arborização, construir o parque afinal a questão no Canivete não é só canalizar”, disparou Percival quando questionado pelo candidato republicano.

Questionado sobre projetos para pavimentação asfática, também foi Muniz quem se destacou, lembrando sua experiência como prefeito por dois mandatos. “Fui o prefeito que mais fez asfalto e queremos repetir. Pretendo fazer 300 km de asfalto nas ruas. Temos 600 km não pavimentados em Rondonópolis. Eu sempre fiz obras que transformam a vida das pessoas, e a pavimentação é um serviço que melhora a qualidade de vida das pessoas”, disse o socialista.

Juca Lemos reforçou a todo instante os montantes investidos pelos governos Lula e Dilma no município e voltou a cobrar as obras que, segundo ele, não são concluídas mesmo com “tantos recursos”. “Dá tristeza ver a falta de planejamento e de execução que acontece em nossa cidade”.

Quando o tema passou a ser saneamento básico, as críticas foram acentuadas. Hoje Rondonópolis enfrenta sérios problemas com a falta de água, e recentemente o Serviço de Saneamento Ambiental foi flagrado despejando esgoto in natura em rio da cidade, tendo inclusive um dos diretores preso. Nesse momento, o candidato Ananias Filho afirmou que caso vença as eleições irá continuar gerindo o órgão com a mesma responsabilidade.

Mais propostas

A questão que arrancou mais propostas dos candidatos foi a saúde. Ananias disse que pretende descentralizar a saúde, construir hospital municipal e diminuir a dependência de Cuiabá, e ainda citou que dará continuidade a projetos iniciados pelo prefeito cassado Zé Carlos do Pátio (PMDB) que o apoia. Por outro lado, Muniz reforçou que a fábrica de remédios idealizada por ele enquanto prefeito foi estrangulada e pretende retomar o ritmo de produção, quer melhorar o salário dos médicos, investir em laboratórios, além de ampliar o número de UPA´s.

“Pegadinha”
Depois de ter sido “pego” de surpresa e mostrar desconhecimento sobre a gestão – especificamente sobre os valores das dívidas do município - no debate realizado pela TV Record, o candidato republicano preparou uma “pegadinha” para Percival: qual a maior causa de mortes na cidade. Muniz se esquivou respondendo que seu trabalho será focado em banir qualquer causa de mortes, e foi alertado por Ananias que trata-se das doenças cardíacas.

Provocação
Em diversos momentos Ananias ainda tentou provocar Percival Muniz tentando se reafirmar como gestor, lembrando que são formas diferentes de planejar e administrar, enquanto o socialista elencava o trabalho por ele já realizado e o que pretende fazer caso eleito. O atual prefeito demonstrou nervosismo ao fazer perguntas, e em determinado momento ignorou o tema “transporte” proposto e questionou sobre infraestrutura. Ao questionar Percival, Filho teve que ouvir que novos loteamentos criados nessa gestão desrespeitaram o plano diretor da cidade. “O plano diretor não permite que sejam feitos loteamentos afastados, fizeram ao contrario, fizeram fora do perímetro urbano não dando menores condições de dignidade aos moradores”.
Considerações finais

Nas considerações finais, os agradecimentos aos apoios recebidos, à militância nortearam as falas, no entanto, Juca Lemos fez questão de homenagear o pai, Wilson Lemos, falecido na semana da convenção eleitoral, e lembrou que depois de 24 anos o PT lança um candidato em Rondonópolis. “Mesmo no meio desses poderosos grupos, eu não me intimidei. Temos a melhor proposta, apoio do governo federal”, disse.

Ananias relembrou o pai, agradeceu os apoios, e se disse preparado. Enquanto Percival Muniz relembrou que fez uma campanha limpa, respeitando o pacto criado pelo Ministério Público, o Dignidade Eleitoral, e disse que esta foi a campanha que “mais andei, mais me emocionei, não apelamos para a baixaria e nem xingamento. Todos me seguiram até o fim. Peço seu voto, e farei a maior administração que essa cidade já teve”, disse.






Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://reporternews.com.br/noticia/39667/visualizar/