Repórter News - reporternews.com.br
Politica MT
Terça - 02 de Outubro de 2012 às 11:39
Por: Jonas da Silva

    Imprimir


Eleição acirrada indica empate técnico entre Lúdio e Mendes; pesquisa mostra 2º turno



O acirramento e polarização da disputa das ruas na eleição em Cuiabá entre os candidatos Mauro Mendes (PSB) e Lúdio Cabral (PT) transferiu-se para as pesquisas de intenção de voto. Ambos estão próximos na 7ª pesquisa do instituto Access Brasil, sendo Lúdio com 35,41% e Mauro com 33,17%, na modalidade estimulada, opção em que o eleitor recebe nome de concorrentes para opinar. Pela margem de erro de 4%, os candidatos estão empatados tecnicamente.

Seguem-se após os dois Guilherme Maluf (PSDB) com 9,79% na terceira posição e Carlos Brito (PSD) com 2,36%, que recupera a posição perdida na 6ª rodada para o Procurador Mauro César Lara Barros (PSOL) que tem 1,77%. Já Adolfo Grassi (Partido Pátria Livre – PPL) tem no levantamento 0,47% na última colocação na opinião do eleitorado. Os indecisos somam 13,22% e brancos e nulos são 3,81%. Lúdio já havia passado à frente de Mauro na 6ª rodada do instituto divulgada há uma semana (24/9).

Na avaliação do cientista político Jeverson Missias, de fato está definida a polarização da campanha, situação em que dois candidatos brigam voto a voto pelo eleitor. “A eleição está começando a se definir , já polarizou. Os indecisos estão se redefinindo. O crescimento voltou para os dois (Lúdio e Mauro). O Mauro volta a recuperar grande parte de eleitores que perdeu. Não tem mais predileto”, analisa.

Missias também confirma a eleição no caminho do segundo turno, embora haja margem pequena para haver primeiro turno. “Aparentemente tem segundo turno. Mas não deixa de existir possibilidade pequena de primeiro turno. Mas dificilmente haverá, porque com 13% de indeciso não existe disparidade entre os dois que estão na frente”.

Ele afirma que um primeiro turno haveria se tivesse uma grande diferença entre os dois primeiros colocados. “O que provoca o voto útil é a disparidade daquele com possibilidade de ganhar, com pelo menos 10 pontos. Não é o caso”.

O levantamento do instituto Access foi realizado entre os dias 24 e 28 de setembro com entrevista de 800 eleitores em Cuiabá e tem margem de erro de 4%. Foram utilizados como amostra os critérios da base de dados da população do IBGE e de eleitores do Tribunal Regional Eleitoral de Mato Grosso (TRE-MT). O intervalo de confiança da pesquisa é de 95% e ela está registrada no Tribunal Superior Eleitoral (TSE) com o número MT-00440/2012.

*Os dados apresentados são de responsabilidade da Access Brasil.






Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://reporternews.com.br/noticia/40086/visualizar/