Repórter News - reporternews.com.br
Agronegócios
Segunda - 18 de Novembro de 2013 às 23:45

    Imprimir


As exportações da carne mato-grossense seguem em alta. No boletim da bovinocultura, divulgado esta tarde, o Instituto Mato-grossense de Economia Agropecuária (Imea), apontou terem sido enviados ao mercado exterior, 32,87 mil TEC (Tonelada Equivalente a Carcaça), aumento de 15% em relação a setembro deste ano e o mesmo mês de 2012. A receita atingiu pouco mais de US$ 121,79 milhões.


 
De acordo o Imea, “o grande destaque nas compras de carne bovina de outubro/13 foi a volta dos embarques para a Rússia, mesmo que em volumes pequenos (apenas 770,23 TEC). Mais uma vez, em volume, a Venezuela é o parceiro comercial mais importante, com uma representatividade de 38,31% do total de carne bovina embarcado por Mato Grosso”.


 
Apesar dos bons números, o instituto destacou que “uma demanda externa tão elevada trouxe reflexos ao mercado interno de carne bovina que também passa por um movimento de aumento de demanda. O que se percebe é que com o objetivo de atender o mercado externo a oferta de carne bovina para o mercado interno foi reduzida e, neste contexto, resultou em elevação de preços no mercado interno”.


 
Conforme o instituto, de setembro para outubro a participação do volume exportado na produção de carne bovina (demanda) subiu de 23,0% para 26,7% e, no mesmo período, os preços no atacado e varejo subiram 2,0% e 5,0%, respectivamente. “Deve-se ponderar que esse aumento de demanda em meio à elevação de preços é benéfico para a maior parte da cadeia de carne bovina, pois alivia as margens dos elos que mais seguem baixas, dos bovinocultores de corte e da indústria”.





Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://reporternews.com.br/noticia/4135/visualizar/