Repórter News - reporternews.com.br
Politica MT
Sábado - 15 de Setembro de 2012 às 19:25
Por: Valérya Próspero

    Imprimir


Em todo o Estado, 34 jornalistas disputam algum cargo eletivo este ano. A maioria busca vaga no Legislativo e conta com a popularidade garantida pela profissão para receber o aval do eleitor em 7 de outubro. Apenas 2 deles estão na lista para concorrer ao Executivo: o candidato a prefeito em Confresa, Ilário Tavares de Souza (PPS) e o candidato a vice-prefeito em General Carneiro Antônio Borges Neto (PDT). Os dados são do TSE.

 

Apessar disso, a lista pode ser ainda maior, já que alguns candidatos que desempenham função de jornalistas podem não ter declado a profissão. Os apresentadores de televisão Everton Pop (PSD), que busca a reeleição na Câmara de Cuiabá, e Fábio Felipe (PMN) são exemplos. Pop declarou ser operador de equipamento de rádio, televisão, som e cinema. Já Fábio Felipe informou ser publicitário.

As cidades com maior número de jornalistas candidatos são: Cuiabá, com 5, e Barra do Garças, com 4. Na Capital estão na lista divulgada pelo TSE o vereador e candidato a reeleição Toninho de Souza (PSD); o radialista Edivaldo Ribeiro (PTB), que tenta vencer nas urnas pela segunda vez não consecutiva; José Marcondes dos Santos Neto, conhecido como Muvuca (DEM); o ex-apresentador Onofre Júnior (PSB); e Walter Arruda (PSDC), que virou apresentador quando comprou um espaço na TV Cuiabá e estreou o programa Voz dos Bairros.

Em Barra do Garças, são candidatos Vicente Barreto (PSC); Nefe Nogueira Filho (PT), que em 2008 tentou, sem sucesso, ser eleito em Barra do Bugres; Huendeberg de Jesus (PDT); e Reinaldo Correia (PMDB), o Chocolate. Os dois últimos tentam pela segunda vez vaga no Legisltativo municipal. Eles disputaram em 2008, mas ficaram com suplências.

A sigla com mais candidatos ligados à mídia é o PSD, com 5 nomes. Em seguida vêm empatados o DEM e PMDB, com 4 candidatos cada um.

Dentre os 34 profissionais, 5 ainda são considerados inaptos pelo TSE, quase todos do sexo feminino: a candidata por Várzea Grande Cláudia Campello (PMDB); por Sorriso Luzianny da Silva (PC do B); por Sinop Genilce Nezzi (PSD) e Franciele Carvalho (DEM); e o candidato por Alto Garças Suenir Martins (PSB).

Entre as outras profissões declaradas pelos candidatos, a de comerciante está no topo da lista são 851 profissionais. Os agricultores vêm em seguida com 741 nomes. As donas de casa também estão em grande número nas eleições deste ano, somam 680 candidaturas.





Fonte: RD News

Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://reporternews.com.br/noticia/41371/visualizar/