Repórter News - reporternews.com.br
Politica MT
Sábado - 25 de Agosto de 2012 às 10:08
Por: Marcos Coutinho

    Imprimir


O juiz eleitoral Túlio Dualibi Alves Souza concedeu direito de resposta ao deputado federal Nilson Leitão (PSDB) no programa do prefeito de Sinop,Juarez Costa (PMDB), candidato à reeleição, sob alegação de que o peemedebista ter apresentado fatos "sabidamente inverídicos" na programação de rádio e TV. Na avaliação de Alves Souza, o prefeito foi desleal ao afirmar que ele foi o agente público responsável pela implantação do curso de medicina em Sinop e da Embrapa (Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária).

"Concomitantemente a tudo que foi dito, importa dizer que a lealdade é um dos princípios supremos do processo eleitoral, pois o corolário ao direito à correta informação que se transmite e faz reconhecer ao eleitor, que poderá sempre utilizar-se de informações à correta verdade da vida e ideias dos candidatos, contribuindo assim para decidir-se livremente. Sob esta ótica, em especial relevo em razão do caráter inverídico, penso ser absolutamente necessário (o direto de resposta) a aplicação...da lei 9504/2007", consta de trecho da decisão do magistrado.

Na liminar, expedida no final da tarde desta sexta-feira, o juiz concede direito de reposta de Leitão em oito inserções no primeiro bloco do programa de Juarez Costa e um no segundo bloco da programação eleitoral. Além disso, fixa 30 segundos de cada inserção para o direito de resposta.

A paternidade do curso de medicina da Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT) em Sinop vem sendo disputada por Costa e Leitão neste conturbado processo eleitoral em Sinop, que já é marcado por polêmicas e jogos de pressões de bastidores de ambos os grupos políticos.

Para o Olhar Direto, Nilson Leitão afirmou, por telefone, que "reconhece o empenho do governo do Estado e da bancada no sentido de garantir o curso de medicina da UFMT para Sinop", mas refuta os argumentos de Juarez Costa. "O atual prefeito não fez o que ele alega e mente quando afirma que trouxe o curso de medicina para o nosso município", declarou o parlamentar tucano.

A reportagem tentou contato com o prefeito Juarez Costa na noite de sexta-feira após a decisão e neste sábado pela manhã, mas não obteve êxito. O mesmo contato foi feito também nos dois telefones do coordenador da campanha, Silvano Amaral, e com o marketing da candidatura. 






Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://reporternews.com.br/noticia/42833/visualizar/