Repórter News - reporternews.com.br
Politica MT
Quinta - 23 de Agosto de 2012 às 09:13

    Imprimir


Este ano, a Psicologia comemora 50 anos. A profissão de psicólogo foi regulamentada em 1962. A comemoração será marcada por uma homenagem especial aos profissionais que contribuíram com o fortalecimento e a consolidação da Psicologia em Mato Grosso, que inclui exposição itinerante e sessão solene no Plenário da Assembleia Legislativa de Mato Grosso (ALMT), no dia 27 de agosto.

A exposição “História dos 50 anos da regulamentação da Psicologia” será aberta às 18h. O público poderá conferir a mostra entre os dias 27 de agosto e 06 de setembro, no saguão da AL. Em seguida, às 19h, será realizada a solenidade da homenagem, que foi proposta pelo deputado estadual Emanuel Pinheiro (PR). Na ocasião, serão concedidas Moções de Congratulações aos membros do Conselho Regional de Psicologia da 18ª Região (CRP 18/MT) e a 50 profissionais que contribuíram significativamente para a profissão.

“São pessoas que atuaram na criação de grupos de estudo em diversas áreas, auxiliaram o processo de instalação das faculdades e dos cursos de psicologia, enfim, construíram uma profissão consistente e que se solidificou em diversos municípios, como Rondonópolis, Sinop e Cáceres”, afirma a presidente da entidade, Maria Aparecida Fernandes. O presidente do Conselho Federal de Psicologia (CFP), Humberto Verona, e a Doutora em Psicologia e ex-presidente do CFP, Ana Mercês Bahia Bock, também receberão a Moção.

Humberto Verona é pós-graduado pela Universidade de São Paulo (USP) em Saúde Pública, especialista em Psicologia do Trabalho e Organizacional pelo CFP e ex-presidente do Conselho Regional de Psicologia 4ª Região (MG). Ana Mercês Bahia Bock é Doutora em Psicologia Social pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, onde leciona e desenvolve pesquisas, com ênfase em Psicologia sociohistórica, e foi presidente do CFP por três gestões. Atualmente, preside o Instituto Silvia Lane – Psicologia e Compromisso Social e é secretária executiva da União Latino-americana de Entidades de Psicologia.

Reconhecimento pela dedicação - Entre os psicólogos que serão homenageados, Marilza Ribeiro Cardoso, uma das primeiras inscritas no CRP 18/MT, atribui a iniciativa ao reconhecimento pelos anos dedicados à profissão, no intuito de garantir o reconhecimento da ciência como um instrumento real para promover mudanças nos contextos sociais. “Enfrentamos muitas batalhas para abrir caminhos e ampliar as discussões”, afirma. “Sofremos preconceitos porque as pessoas tinham uma visão burguesa da profissão, mas hoje percebemos que todos os confrontos valeram a pena”, completa.






Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://reporternews.com.br/noticia/43027/visualizar/