Repórter News - reporternews.com.br
Agronegócios
Sexta - 17 de Agosto de 2012 às 16:56

    Imprimir


Produtores de morango de São Paulo começam a colher frutos certificados. Em evento realizado pelo Instituto Brasileiro de Frutas (Ibraf) e Instituto Agronômico, no início de agosto, em Campinas, a pesquisadora da Embrapa Meio Ambiente de Jaguariúna Fagoni Calegario, apresentou a primeira caixa de morangos com selo Brasil Certificado - Agricultura de Qualidade. Fagoni Calegario coordenou as ações do Projeto Produção Integrada do Morango (PIMo).

O processo começou há seis anos em áreas de produção de morangos que apresentavam problemas de excesso de resíduos de agrotóxicos, como em municípios do Espírito Santo, Rio Grande do Sul e São Paulo. O coordenador de Produção Integrada de Cadeia Agrícola, do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento, Marcus Vinícius de Miranda Martins, explica que, inicialmente, houve resistência por parte dos agricultores de Atibaia e municípios paulistas da região. “Aos poucos foram aderindo ao sistema de produção integrada”, afirma.

O objetivo do projeto é elaborar uma norma técnica específica para esta cadeia produtiva, com 15 áreas temáticas que devem ser cumpridos pelos produtores com requisitos obrigatórios, recomendados e proibidos. Após este processo, os produtores solicitam o selo Brasil Certificado emitido pelo Instituto Nacional de Metrologia (Inmetro) por uma certificadora credenciada. “O processo de produção do morango teve acompanhamento dos técnicos e atende a todos os requisitos da legislação brasileira, inclusive a trabalhista e a ambiental”, complementa o coordenador.

A pesquisadora da Embrapa diz que o desafio agora é fazer com que os responsáveis pela elaboração de políticas públicas considerem duas necessidades urgentes: divulgação do selo, para que seja conhecido pelos consumidores, e a elaboração de programas de fomento para produtores rurais.

Na análise de Martins, o projeto mostra que é possível oferecer ao produtor rural uma importante ferramenta de gestão da propriedade que é a Produção Integrada Agropecuária, o PI Brasil, e, ainda, disponibilizar ao consumidor brasileiro alimentos seguros com garantia de qualidade. Além disso, o projeto promoveu redução de custos em consequência do menor uso de agrotóxico. “No início do processo, por exemplo, chegava a 12 o número de aplicações de um determinado produto, que foi reduzido a apenas duas aplicação ao mês”.






Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://reporternews.com.br/noticia/43335/visualizar/