Repórter News - reporternews.com.br
Politica MT
Quinta - 09 de Agosto de 2012 às 07:02
Por: Kamila Arruda

    Imprimir


O candidato a prefeito de Cuiabá pelo PT, vereador Lúdio Cabral, terá o maior tempo em televisão no horário eleitoral gratuito deste ano: 8 minutos e 20 segundos. Em seguida, aparece o deputado estadual Guilherme Maluf (PSDB), com 6 minutos e 41 segundos, quase 2 minutos a menos que o candidato petista. A definição ocorreu ontem (8) durante reunião entre partidos, coligações, emissoras de rádio e televisão e a juíza da 51ª Zona Eleitoral de Cuiabá, Rita Soraya Tolentino, na Casa da Democracia.

Com alguns segundos a menos que o tucano, o empresário Mauro Mendes (PSB) terá 6 minutos e 14 segundos para divulgar suas propostas. O ex-secretário Carlos Brito poderá expor seu plano de governo durante 5 minutos e 15 segundos diários.

Os candidatos Adolfo Grassi (PPL) e Procurador Mauro (Psol) são os que aparecem com o menor tempo de TV, 1min40seg e 1min47seg, respectivamente.

Na ocasião, também ficou definida a ordem de veiculação em que os candidatos vão exibir seus programas. A geração do sinal ficará sob a responsabilidade da TV Centro América, afiliada da Rede Globo. No rádio, entretanto, as transmissões serão geradas pela Gazeta FM.

A programação eleitoral começa a ser exibida no próximo dia 21 e o primeiro a estrear é a coligação “Cuiabá Para Você”, de Guilherme Maluf e o democrata João Celestino (vice). Em seguida, será a vez de Grassi e sua vice, a presidente de bairro Cleusa Tomasine (PPL).

Depois, aparecerá “Cuiabá, Mato Grosso, Brasil”, que traz o vereador Lúdio Cabral como candidato a prefeito e que tem como vice um peemedebista. O quarto a expor suas ideias é a coligação “Um novo Caminho para Cuiabá”, encabeçada por Mauro Mendes e o vice João Malheiros (PR). Os últimos são “Sentimento Cuiabano”, de Brito e Paulo Roberto (vice), e o Psol, que entra na disputa pelo Palácio Alencastro com o Procurador Mauro.

O horário eleitoral gratuito tem duração de 30 minutos e será transmitido duas vezes por dia tanto na TV quanto no rádio. Na primeira, será exibido ao 12h30 e as 19h30, e no rádio às 6h30 e às 11h30, sendo em dias alternados as propagandas majoritárias (segunda, quarta e sexta) e as proporcionais (terça, quinta e sábado).

Além disso, os candidatos também têm direito a inserções no decorrer de toda a programação. Elas são calculadas com base no tempo de mídia de cada coligação e podem ser de 15, 30 ou 45 segundos cada. Desta forma, os postulantes ao cargo de prefeito e vice da Capital que possuírem maior tempo também terão o maior número de inserções.

Contudo, para que todos cheguem ao dia 7 de outubro com um número igualitário de inserções, o secretário de Tecnologia da Informação do Tribunal Regional Eleitoral (TRE) afirma que as propagandas das coligações com maior tempo de mídia serão transmitidas primeiro.

“O sistema irá fazer com que todos cheguem ao dia 7 de outubro com um número de inserções razoavelmente igualitário. Por isso, nesses primeiros dias há a possibilidade de as coligações com menor tempo não aparecerem”.






Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://reporternews.com.br/noticia/44130/visualizar/