Repórter News - reporternews.com.br
Politica MT
Sábado - 28 de Julho de 2012 às 08:08
Por: Glaucia Colognesi

    Imprimir


     Nas eleições de 2012 há uma "inflação" de comunicadores que se lançaram candidatos a vereador na região de Cuiabá e Várzea Grande. São pelo menos 7 que tentam se aproveitar da visibilidade que conquistaram como jornalistas, apresentadores de TV e locutores de rádio para tentar garantir um cargo eletivo.

 

     Um dos exemplos da Capital é Onofre Júnior (PSB), que apresentava o programa Cidadão Consumidor, na TV Cuiabá (canal 47), afiliada da Rede TV, e o Ponto de Vista, nas noites de domingo na TV Rondon (canal 5), afiliada do SBT. Onofre já foi candidato em 2008 pelo PSDB, oportunidade em que conquistou suplência com 2.216 votos.

     Edivaldo Ribeiro também resolveu se aventurar na política. Ele se filiou ao PTB do prefeito Chico Galindo e vai disputar a vereador. Foi âncora do programa Cidade Independente, da Rádio Cidade do grupo Folha do Estado. Edivaldo também já apresentou o programa policial Cadeia Neles, na TV Gazeta, ao lado do apresentador falecido Clóvis Roberto. Por último, trabalhou na rádio CBN Cuiabá, do mesmo grupo, e teve que se afastar para tocar o projeto político.

     Outro que se arrisca a encarar as urnas é o jornalista e redator Walter Arruda (PSDC). Ele foi presidente da Federação Mato-grossense das Associações de Moradores de Bairros (Femab) e virou apresentador quando comprou um espaço na TV Cuiabá e estreou o programa Voz dos Bairros. Apresentou o mesmo programa na Rádio Cultura e assinou como diretor-geral de um folhetim de bairro com mesmo nome. Em 2008, participou da primeira eleição e obteve 924 votos alcançando lugar na lista de suplentes do PMN, partido ao qual era filiado.

     A radialista Yaponira Cavalcanti também disputa. Ela já foi gerente administrativa, diretora de jornalismo, locutora de diversas rádios e apresentadora de TV. Trabalhou na Oficina do Rádio, na Rádio Web América do site “24 Horas News”, na TV Pantanal em Cáceres e na TV Cuiabá. Seu último emprego foi na Rádio Cultura de Cuiabá-AM, da onde teve que se desligar para se envolver com as eleições. José Marcondes dos Santos Neto, o Muvuca (DEM), também vai disputar o pleito deste ano. Ele tem um site chamado Mega Debate.

 

     Em Várzea Grande, 2 disputam vaga na Câmara. Além de Édina Araújo (PRP), proprietária do site VG Notícias e ex-secretária de Comunicação da gestão Murilo Domingos (PR), Davi de Paula (PT), que ancorava o programa CBN Total Cuiabá, tentará a sorte nas urnas.

 

     Atuando

 

     Muitos outros comunicadores já ocupam ou ocuparam cargos eletivos, alguns construíram carreira política meteórica. Sérgio Ricardo (PR), por exemplo, explorou o combate à "indústria da multa" em Cuiabá e Várzea Grande e depois a defesa do rio Cuiabá em seu programa televisivo e logo foi eleito vereador, em 2000. Dois anos depois tentou e conquistou a vaga de deputado e, durante os 8 anos que permaneceu na Assembleia, ocupou a presidência da Mesa Diretora por 2 vezes a 1ª secretaria e até já atuou como governador do Estado. Agora, ocupa cargo vitalício como conselheiro do Tribunal de Contas do Estado (TCE) por indicação do Legislativo.

 

     O deputado Walter Rabello (PSD) também colheu bons frutos por ser crítico da Segurança Pública quando apresentou Olho Vivo, programa policial e populista que existia na TV Cidade Verde (canal 12). Rabello se elegeu vereador em 2004, com 8 mil votos, e foi considerado o mais bem votado da história da Câmara da Capital. Já em 2006, foi eleito deputado com 70 mil votos. Porém, em 2008, teve o mandato cassado pelo TRE sob acusação de infidelidade partidária por ter trocado o PMDB pelo PP. Em 2010, ele conquistou o segundo mandato na AL.

     Segue os passos de Rabello e Sérgio Ricardo, o vereador e apresentador de rádio e tv Everton Pop (PSD). Ele foi o mais votado nas eleições municipais em Cuiabá pelo PP ao conquistar 5.280 eleitores. Outro que também teve votação expressiva e se elegeu na mesma época foi Toninho de Souza (PSD) que teve 3.093 votos pelo PDT.

     Outros exemplos de personalidades que conseguiram emplacar cargos eletivos em virtude da fama como apresentadores de TV e Rádio são o ex-deputado Maksuês Leite (PP), dono da TV Cuiabá (canal 47), e o ex-prefeito da Capital Roberto França (DEM). Antes de ser político, França foi radialista e depois de deixar o Palácio Alencastro virou âncora do programa Resumo do Dia da TV Rondon, afiliada do SBT, emissora, por sua vez, que é propriedade de outro político: o suplente de deputado federal Roberto Dorner (PSD).





Fonte: RDNEWS

Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://reporternews.com.br/noticia/45106/visualizar/