Repórter News - reporternews.com.br
Politica MT
Sábado - 14 de Julho de 2012 às 15:13
Por: Gabriela Galvão

    Imprimir


Com apenas 925 eleitores, Araguainha (a 463 km de Cuiabá) é o município do Estado com o menor índice. Em 2008, a realidade não era diferente, mas o curioso é que, ao invés de crescer, a cidade perdeu 7,5% do eleitorado, conforme dados do TSE. Outra peculiaridade é que o menor a população teve que ir duas vezes às urnas, nos últimos 4 anos, para escolher o seu prefeito devido decisão da Justiça Eleitoral.

Osmari Azevedo (PR) disputou o pleito sub judice e, após ter recurso rejeitado, seus 582 votos foram anulados. O segundo colocado, Antônio Pereira, o Tõe Pereira (PMDB), por sua vez, não pode assumir a cadeira pois havia conquistado apenas 344 votos, equivalente a 36% do eleitorado. Com isso, no pleito suplementar realizado em 2009, foi eleito José Ocifarme Ferreira, o Zezinho.

Agora, mesmo com menos de mil eleitores, 3 nomes concorrem à prefeitura, sendo eles Juarez de Mesquita (PDT), Maria José das Graças, a Zezé do Osmari (PR) e Silvio José de Morais, o Silvinho (PSD). O município tem 23 candidatos a vereador, sendo que em 2008 a candidata com maior número de votos foi Cláudia Regina de Carvalho (PR), eleita ao conquistar a preferência de 109 pessoas.

Depois de Araguainha, o menor colégio eleitoral do Estado é Serra Nova Dourada, com 1.468 eleitores. No município, contudo, houve evolução de 24% em relação a 2008, quando o prefeito Valdivino Carmo Candido (PMDB) foi eleito com 503 votos, apenas 50 a mais que o segundo colocado Edson Yukio, o Japonês (ex-DEM, hoje PSD). Candidato à reeleição, o vereador eleito com maior número de votos em 2008 foi Valdenor Carvaho de Brito (PSD), com 70.

O município também terá 3 candidatos a prefeito nesta eleição, sendo um deles o Japonês. Concorrem ainda José Ocimar Gomes da Silva (PSDB) e Neuesley Alves (PSB). Ao Legislativo são 29 candidatos.

No ranking dos municípios com o menor número de eleitores surge ainda Santa Cruz do Xingu, sob Euripedes Neri Vieira (DEM), com 1.598 eleitores. A cidade também cresceu em relação ao último pleito, quando tinha 1.422 votantes. Lá 2 entraram no páreo: Ildo da Silva Carvalho (PDT) e Marcos de Sá Fernandes (PSB), que em 2008 foi o vereador mais votado com122. Neste pleito 36 nomes buscam uma das 9 cadeiras da Câmara Municipal.





Fonte: RD News

Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://reporternews.com.br/noticia/46375/visualizar/