Repórter News - reporternews.com.br
Politica MT
Sexta - 13 de Julho de 2012 às 12:06
Por: ITIMARA FIGUEIREDO

    Imprimir


Com o tema ‘Uma mensagem, várias culturas, uma só irmandade’, Cuiabá sediará nos dias 6, 7 e 8 de setembro a XVIII Convenção Nacional dos Alcoólicos Anônimos. O evento, que deverá reunir de cinco a oito mil representantes de vários países no Centro de Eventos de Cuiabá, recebeu o apoio institucional do Poder Legislativo.

Em reunião ontem (12), no Palácio Paiaguás, com o governador Silval Barbosa e o diretor da Junta de Serviços Gerais de Alcoólicos Anônimos no Brasil, médico homeopata Olney Fontes, o presidente da AL, deputado José Riva (PSD) confirmou o apoio institucional e destacou projetos aprovados que visam o combate do abuso de bebidas alcoólicas.

Realizado a cada quatro anos, a convenção faz parte do calendário dos Alcoólicos Anônimos – AA, entidade fundada em 1935, em Ohio, nos Estados Unidos. Seus representantes compartilham experiências, força e esperança, para se recuperar do alcoolismo. A Irmandade, como são conhecidos, existe em mais de 180 países, com aproximadamente dois milhões de membros, distribuídos 100 mil grupos.

“Solicitamos o apoio institucional da Assembleia Legislativa e do Governo do Estado para realizar esse evento”, disse o médico Olney Fontes, que esteve em Cuiabá para contribuir com os preparativos. Especialista na doença do alcoolismo, ele vai ministrar durante a convenção palestra sobre ‘Alcoolismo: causas e consequências’.

Fontes alertou sobre o índice alarmante da doença que já afeta de 10% a 15% da população mundial. “No Brasil são aproximadamente 30 milhões de alcoólicos”. Em Mato Grosso, a Irmandade está dividida em 48 grupos, sendo 21 deles na Baixada Cuiabana. A base segue 36 princípios, divididos em três legados: Recuperação (passos), Unidade (tradições) e Serviço (conceitos).

Estudos revelam que o consumo do álcool esta relacionado a 50% das mortes por acidente de carro, 50% dos homicídios e 25% dos suicídios. Além disso, 50% dos casos de violência doméstica estão associados ao consumo de bebidas alcoólicas. Mais informações: www.alcoolicosanonimos.com.br ou 3321-1020.

PROJETOS – Riva é autor de projetos voltados ao combate do abuso do álcool. E já aprovou na AL, o que estabelece sanções pela venda, oferta, fornecimento e entrega de bebida alcoólica, ainda que gratuitamente, a menor de 18 anos de idade e dá outras providências. Também do que proíbe a utilização de recursos públicos para a aquisição de bebidas alcoólicas e o seu consumo nas dependências das repartições públicas diretas e indiretas de Mato Grosso.






Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://reporternews.com.br/noticia/46521/visualizar/