Repórter News - reporternews.com.br
Cidades/Geral
Sexta - 13 de Julho de 2012 às 08:50

    Imprimir


A Fundação Nacional do Índio (Funai) informou ontem, por meio de nota, que está traçando um plano de desintrusão da área Suiá-Missu a fim de que não haja conflito. A área foi homologada como terra indígena Marãiwatsédé, dos xavantes. Posseiros que vivem na área, no entanto, não aceitam deixá-la sem uma compensação.

“Do ponto de vista da Funai, a gente acredita que, para não piorar a situação de violência e conflito, o que deve ser feito é consolidar o processo de desintrusão da terra indígena, feito por meio do diálogo com todos os grupos do povo Xavante, assim como com os não indígenas que estão lá dentro”, afirmou a presidente do órgão, Marta Maria Azevedo.

Assessores da Funai informaram que o planejamento da ação de desintrusão está sendo construído de forma conjunta com outros setores do governo federal, a fim de que seja mapeado o quadro de ocupação da área e articuladas todas as saídas possíveis para uma ação destencionada. O governador do Mato Grosso se colocou à disposição para contribuir nesta busca de soluções com o objetivo de minimizar os danos para ambos os lados, produtores e indígenas.




Fonte: DO DC

Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://reporternews.com.br/noticia/46540/visualizar/