Publicidade
Repórter News - reporternews.com.br
Politica MT
Terça - 10 de Julho de 2012 às 08:28
Por: Pollyana Araújo

    Imprimir


Sete municípios do interior de Mato Grosso vão dispor de urnas biométricas nas eleições municipais deste ano. São eles: Chapada dos Guimarães, Campo Verde, Acorizal, Santo Antônio de Leverger, Nossa Senhora do Livramento, Jangada e Vale do São Domingos. A princípio, Cuiabá também estaria entre os municípios, no entanto, foi excluída diante do risco, já que o voto biométrico ainda está em caráter experimental, como explica o presidente do Tribunal Regional Eleitoral de Mato Grosso (TRE-MT), desembargador Rui Ramos.

"Essa é a primeira vez que o método de votação será aplicado no estado e decidimos não fazer em Cuiabá para não se correr risco", argumentou. Ele afirma que hoje a eleição em urnas biométricas demanda trabalho devido o trabalho de preparação. É feita a revisão biométrica e colhidas impressões digitais e fotografias de cada eleitor.

Nesta eleição, 53.903 eleitores dos setes municípios devem votar em urnas biométricas e já foram submetidos à revisão biométrica, o que corresponde a 2,62% do eleitorado mato-grossense. Durante o recadastramento, o TRE conta com o suporte logístico do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), assim como no dia da eleição. "O TRE não tem gastos porque as urnas são fornecidas pelo TSE", disse Rui Ramos.

A previsão do TSE é que até o pleito de 2018 todos os eleitores sejam identificados biometricamente no momento da votação. Conforme o presidente do TRE, a urna biométrica garante total segurança no processo eleitoral ao impedir que um eleitor vote no lugar do outro.





Fonte: Do G1 MT

Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://reporternews.com.br/noticia/46879/visualizar/