Repórter News - reporternews.com.br
Politica MT
Segunda - 02 de Julho de 2012 às 21:32
Por: Valérya Próspero

    Imprimir


Os analistas políticos João Edison e Alfredo da Mota Menezes, em entrevista ao RDTV, eles avaliam que se o grupo do presidente estadual do PMDB Carlos Bezerra perder a eleição em Rondonópolis, deve ser decretado o fim de sua força e influência dentro da sigla. O peemedebista barrou a candidatura do prefeito cassado Zé do Pátio e preferiu se aliar a Ananias Filho (PR), que vai à reeleição, tendo como vice Valéria Bevilácqua (PMDB). “Bezerra não tinha certeza que se Pátio seria fiel”, aponta João Edison. Menezes ainda menciona a possibilidade o governador Silval Barbosa intervir sorrateiramente para enfraquecer o presidente da legenda.

 

Os peemedebistas vão disputar a prefeitura contra Percival Muniz (PPS), que terá o ex-governador Rogério Salles (PSDB) como vice. João Edison avalia que trata-se de uma “dupla pesada”, que sai na frente, mas tem dificuldade de deslanchar e cooptar mais votos.

Menezes, por sua vez, acredita no potencial do socialista, que tem penetração popular. Ele lembra que Salles tem bom histórico na carreira de vice, por ser articulador e não ter o perfil de confronto. O especialista lembra que ele saiu vitorioso em 1992 em chapa com Carlos Bezerra, assumindo depois que Bezerra renunciou para disputar o Senado. Depois, em 1998, foi vice-governador na chapa encabeçada por Dante de Oliveira (PSDB). O tucano também deixou o Governo para disputar o Senado e Salles assumiu a cadeira.

Para João Edison, Percival tem um perfil atípico de fazer política. “É aquela pessoa que faz crítica, mas na decisão final vota a favor”. O perfil agradaria o eleitor, por ter uma postura passiva de negociação. Eles lembram que no município a eleição acontece apenas em primeiro turno, por isso a disputa pode ficar ainda mais acirrada. Apenas Cuiabá tem o índice eleitoral mínimo que possibilita segundo turno.

Sinop

 

Cidade com população bairrista, Sinop não deve será influenciada com a participação de caciques em palanque político. O analista João Edison já morou no município e diz com conhecimento de causa que a gestão realizada pelo ex-prefeito deputado federal Nilson Leitão (PSDB) vai ser o ponto chave para a população escolher entre o grupo do tucano, encabeçado pelo democrata Dilceu Dal Bosco, com a esposa do deputado Renata Leitão de vice, e do atual prefeito Juarez Costa (PDMB), que vai disputar à reeleição.

 

A reflexão se deve a possibilidade dos senadores Jayme Campos (DEM) e Pedro Taques (PDT) estarem no palanque de Dilceu, assim como o presidente da Assembleia José Riva (PSD). “Juarez está na frente, mas campanha é campanha”, avalia Menezes.

Para João Edison, o grupo de Dilceu, inclusive, errou ao se manifestar sobre o processo judicial contra Juarez na Justiça Eleitoral. O peemedebista foi inocentado da acusação de uso de poder econômico nas eleições de 2008, por distribuição de vale combustível. “Criou sentimento de querer ganhar no tapetão”.





Fonte: RD News

Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://reporternews.com.br/noticia/47557/visualizar/