Repórter News - reporternews.com.br
Politica MT
Terça - 26 de Junho de 2012 às 16:24

    Imprimir


O Tribunal de Contas de Mato Grosso recebeu cerca de 200 estudantes de escolas públicas nesta terça-feira (26/6). A visita faz parte do Projeto TCEstudantil e foi divida em duas turmas, Escola Estadual Padre Ernesto Camilo e Luiza Soares Boabaid, ambas do município de Jangada. Os estudantes acompanharam a sessão plenária e foram saudados pelo conselheiro Waldir Teis, que presidia a sessão, substituindo o conselheiro presidente José Carlos Novelli.

O conselheiro Sérgio Ricardo falou da importância em conhecer a instituição que exerce o controle externo dos gastos públicos. Explicou que não é uma ação nova fiscalizar os atos de gestão, desde o princípio das civilizações é possível encontrar indício de controle. “As contribuições vêm de todos, mas temos ainda ilhas de riqueza e ilhas de pobreza, o que nós queremos é garantir que os recursos sejam distribuídos e assim diminuam as diferenças sociais”, disse. O conselheiro Waldir Teis complementou, “se os gestores aplicassem tudo que é arrecadado em projetos eficientes em benefício à sociedade não teríamos problemas sociais”.

Pela tarde, mais de 50 alunos da Escola Estadual Professora Hermelinda de Figueiredo irão assistir às sessões das Câmaras de Julgamentos. As turmas, além de acompanharem o julgamento de processos referentes às gestões públicas, conhecem o funcionamento da Secretaria de Controle Externo de Obras e Engenharia e ainda aprendem a utilizar os canais de comunicação voltados para a sociedade, como o Espaço do Cidadão no Portal do TCE-MT.

O TCEstudantil é um projeto que busca estimular a consciência dos jovens quanto a importância do exercício da cidadania e do controle social. De 2006 a 2011, promoveu a visita de 8.220 alunos do ensino médio e fundamental e acadêmicos.






Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://reporternews.com.br/noticia/48228/visualizar/